Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Juventude | 08.08.19 - 18h37

Jovens participam da 2ª Edição do Curso Juventudes e Participação: Voz e Ação

Nesta sexta e sábado, 09 e 10, os selecionados fazem o segundo módulo.

As jovens lideranças comunitárias selecionadas para o Curso Juventudes e Participação: Voz e Ação, entram neste fim de semana, sexta-feira (09) e sábado (10), na Escola Profissionalizante Dom Bosco, localizada na Av. Norte Miguel Arraes de Alencar, nº 5600, Casa Amarela, do segundo módulo da formação, com o tema “Juventudes, movimentos sociais e políticas públicas”. A capacitação é proporcionada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Juventude, numa parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco. Os participantes, com idade entre 15 e 29 anos, residem nas seis Regiões Político-Administrativo do Recife (RPAs) do Recife.
 
Após três meses de preparação esses jovens terão mais propriedade para lidar e usar as ferramentas das políticas públicas para a juventude. Utiliza-se como procedimento metodológico o método Paulo Freire, os módulos abordam ainda os conteúdos: “Viver e conviver: conhecendo as experiências dos jovens do curso” – este dado no primeiro final de semana de aula; “Juventudes, movimentos sociais e políticas públicas”; “Dando voz ao território e organizando as ações”; encerrando com uma avaliação do curso. A formação está em sua segunda edição. Mais de 30 jovens participaram da iniciativa em 2018. 
 
A Secretária Executiva de Juventude, Camila Barros, destaca que: “esta formação é uma iniciativa pioneira na cidade do Recife, ao falar sobre a importância da parceria com a Universidade, em relação a produção científica e a relação com a educação popular, corroborando, assim, para fortalecer a atuação dos jovens nos seus territórios, através do acesso a conhecimento e uso consciente das ferramentas disponibilizadas pelas políticas públicas para esse público”.