Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 09.08.19 - 10h59

Conto fantástico como arma para seduzir jovens leitores

img_alt

2º Encontro de Leitura, Escrita e Recreação (L.E.R) reuniu mais mil estudantes. O escritor Roberto Beltrão foi o convidado da roda de conversa sobre o Recife Assombrado e os vencedores de concurso literário foram anunciados (Foto: Luciano Ferreira/PCR)

 

Durante o 2º Encontro de Leitura, Escrita e Recreação (LER) promovido pela Secretaria de Educação do Recife, ficou notório a predileção dos alunos por ler contos fantásticos e de terror, tema do concurso literário que integra o evento. O LER acontece hoje(08) e amanhã(09) e promoveu uma imersão completa dos componentes na leitura, além disso tem uma programação cultural diversificada e protagonizada pelos próprios estudantes. Cerca de mil alunos prestigiaram o evento no Compaz no primeiro dia e mais 500 são esperados nesta sexta-feira.

Para o diretor executivo pedagógico da Secretaria de Educação, Rogério Morais, a iniciativa forma leitores e alunos com um vocabulário mais rico preparando-o melhor para os desafios futuros da vida profissional. O escritor Roberto Beltrão foi o convidado para uma roda de conversa com a plateia durante os dois dias. Beltrão apresentou aos jovens o universo do livro de sua organização “Histórias Medonhas d’o Recife Assombrado” (Editora Bagaço). “Ele disse que as histórias fantásticas e de assombração são ricas de folclore e ajudam na disseminação da cultura da cidade com os mais jovens”

No Encontro foram anunciados os vencedores do concurso de contos fantásticos. No período da manhã o 1º lugar ficou com a estudante Rebeka Maciel Campelo Ferreira, com a produção “A Floresta da Morte” (Escola Municipal Reitor João Alfredo- 8º B), o 2º lugar ficou com Wilames Tiago, que escreveu “Kirikai e a fúria da noite-Adebum também da Reitor João Alfredo; em 3º lugar ficou o conto “O Descendente”, de Pablo Henrique Melo (Escola Pedro Augusto).

A aluna Rebeka Maciel gostou de participar do concurso, mas ficou muito surpresa com o primeiro lugar e creditou seu sucesso à professora de Português, Aldenizes Menezes, da Escola Reitor João Alfredo. No total, 700 estudantes do 6º ao 9º, de 36 escolas de anos finais disputam a premiação, que envolve a doação de livros, fones de ouvido e passeios culturais para os primeiros colocados. A análise do material foi realizada por estudantes de Letras da Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE). O Encontro foi organizado pelo Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores.