Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 15.08.19 - 11h42

Programa Direitos Humanos nos Bairros promove Feira de Cidadania e Serviços Comunitários

A ação será oferecida nas comunidades de Caranguejo Tabaiares e Córrego Pedro da Cocada
 
A Prefeitura do Recife promove nos dias 16 e 23 de agosto a Feira de Cidadania e Serviços Comunitários, dentro do Programa Direitos Humanos nos Bairros. A ação será executada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas Sobre Drogas e Direitos Humanos,  por meio Secretaria Executiva de Direitos Humanos. A Equipe de Prevenção e Mediação de Conflitos Comunitária em Parceria com os Núcleos de Mediação de Conflitos de Caranguejo Tabaiares, Ilha do Retiro, e Córrego Pedro da Cocada, em Nova Descoberta, esperam que 200 pessoas participem da iniciatva, com apoio de parceiros públicos e privados. 
 
A proposta é sensibilizar a comunidade sobre a importância dos serviços oferecidos pelos Núcleos de Mediação para o acolhimento, encaminhamento e o referenciamento na Prevenção e Mediação de Conflitos existentes na Cidade do Recife, garantindo os seus direitos e conhecendo e exercendo a sua cidadania. Trata-se de uma ação com o objetivo de valorizar a cidadania, proporcionar momentos de lazer, bem-estar e entretenimento e cuidado com a comunidade.  
 
“Compreendemos que é de suma importância a participação social de forma democrática e espontânea para fortalecimento e busca de direitos e melhorias para a sociedade/comunidade”, explica a técnica da Secretaria Executiva de Direitos Humanos, Ana Cristina Chagas. Ela acrescenta, que dessa forma, se facilita a  construção coletiva de um elo contínuo para uma cultura de paz de forma dialógica e participativa.
Na ocasião, serão oferecidos serviços de mediação de conflitos, saúde, emissão de documentos, fisioterapia, serviços do Cras (cad. único, bolsa família, inclusão no cadastro social), corte de cabelo, palestra com a Secretaria da Mulher, sala do empreendedor, serviços de esporte e lazer e orientação jurídica, entre outras atividades.
 
Cultura de paz– A Prevenção e Mediação de Conflitos Comunitária está fundamentada no Decreto Municipal nº 29.911 de 05 de Setembro de 2016, que “estabelece a estrutura e regula as atividades do Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves (CRDH-MA), no município do Recife. A proposta é articular políticas públicas no âmbito municipal, desenvolvendo ações e estratégias de prevenção, implemento, e avaliação das ações que perpassem pela garantia de direitos na perspectiva  da autonomia, empoderamento, integração, participação na sociedade e na realidade social das comunidades. A ideia é fortalecer a prevenção/mediação de conflitos comunitária embasada na construção de uma cultura de paz e possibilidade de resolução de conflitos através do diálogo.
 
Serviço:
Data: 16 de agosto de 2019*
Hora: 8h às 11h30 *
Local: Núcleo de Mediação de Nova Descoberta – Córrego Pedro da Cocada, 28, Nova Descoberta. (Próximo) barraca da macaíba.
 
23 de agosto de 2019
Hora: 8h às 11h30
Local: Núcleo de Mediação de Caranguejo abaiares - Rua Campos Tabaiares, 88 Caranguejo/Tabaiares- Ilha do Retiro. (Próximo) SEBRAE