Gabinete do Prefeito

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 17.08.19 - 11h58

Recife em Ação leva mutirão de serviços para moradores do Barro

img_alt

Iniciativa da Prefeitura do Recife busca chegar junto das comunidades e ofertar serviços de assistência social, saúde, educação, limpeza, manutenção urbana e cidadania. O prefeito Geraldo Julio acompanhou atividades neste sábado (17) (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Chegar junto e oferecer serviços a quem mais precisa são os pilares do projeto Recife em Ação, promovido pela Prefeitura do Recife. O mutirão de serviços aconteceu neste sábado (17), na Escola Municipal Doutor Antônio Correia, no Barro, e reuniu milhares de pessoas do bairro e das localidades vizinhas. Com os altos índices de desemprego no Brasil, o serviço de intermediação de mão de obra da Agência do Emprego do Recife foi um dos mais buscados. A proposta é ajudar os moradores a ter acesso às oportunidades de trabalho. O prefeito Geraldo Julio participou das atividades e acompanhou os serviços, que também abarcaram ações de saúde, educação, cidadania, vacinação de animais e assistência social. 

“São vários serviços aqui no Barro que estamos oferecendo com o apoio da comunidade. Está todo mundo trabalhando junto, saúde, educação, Emlurb. Todas as secretarias chegando junto da população. Já fizemos mais de 50 mutirões como esse e temos aqui mais de mil pessoas aqui neste momento sendo atendidas”, contou o prefeito.

Mirtes dos Santos, 30 anos, acordou cedo para participar do evento. Ela deu entrada na emissão da segunda via da carteira de identidade e da certidão de nascimento. “Essa ação é muito boa, porque muita gente não tem condição financeira de tirar segunda via desses documentos, porque é um custo grande. Eu mesma estou desempregada e procurei o serviço porque é gratuito”, afirmou. Ela também aproveitou para se informar sobre as opções de emprego e se reinserir no mercado.

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos participou do mutirão Recife em Ação com o Expresso Recife, onde foram oferecidos serviços de emissão de 150 RGs, com garantia da gratuidade. Também foram atendidos 100 usuários para emissão, a partir da 2ª via, de certidões de nascimento, casamento e óbito, também 

gratuitamente. 

A dona de casa Maria José de Almeida, 60 anos, levou o neto e o filho para o evento e aproveitou para cuidar da saúde e recuperar documentos. “Fiz glicose, tirei identidade. É bom demais, porque são vários serviços num dia só”.

SERVIÇOS - Os mutirões Recife em Ação atendem, em média, 2.500 pessoas com os serviços durante todo o dia. São mais de 45 ações. O projeto é voltado para ações sociais e atividades em áreas vulneráveis do Recife e, entre 2017 e 2018, a Prefeitura realizou mais de 50 em todas as microrregiões da cidade. Cerca de 10 secretarias e órgãos municipais estão envolvidos diretamente nos trabalhos.

Ao longo do dia, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) executou uma série de serviços. Houve um reforço dos serviços já realizados na área como drenagem, pavimentação, iluminação pública e limpeza urbana. 

Durante a ação, a Emlurb intensificou a manutenção no sistema de drenagem com limpeza e reposição de pré-moldados em diversas vias, além do serviço de tapa-buracos. A Emlurb realizou ainda uma revisão na iluminação da localidade. Todas as demandas de iluminação foram atendidas neste sábado, entre elas na Travessa Deodato Torres com a implantação de 3 postes, 5 luminárias com braços de 1 metro e 180 metros de cabo; Travessa Domingos Teotônio com a implantação de 2 postes, 2 luminárias com braços de 1 metro e 39 metros de cabo; Travessa Germano Guilherme (implantação de 1 luminária com braço de 1 metro e 20 metros de cabo); Rua Padre Diogo Rodrigues (implantação de 1 poste, 1 luminária com braço de 2 metros e 39 metros de cabo); e Rua Otacílio Pessoa (implantação de 1 poste e 1 luminária com braço de 2 metros).

O mutirão também teve reforço na limpeza da área. Ao todo, 39 ajudantes executaram varrição, capinação, coleta e remoção de entulhos. A expectativa é de que sejam coletadas aproximadamente 60 toneladas de resíduos e o custo estimado dessa ação é de R$ 20 mil.

Na área de saúde, foram ofertados serviços de confecção do Cartão do SUS, testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites, com orientações sobre infeções sexualmente transmissíveis e distribuição de preservativos.

O caminhão equipado com mamógrafo da PCR também estacionou no local e foram disponibilizadas 40 vagas para a realização do exame. Os profissionais também fizeram aferição de pressão arterial, teste de glicose e vacinação (atualização da caderneta).

Profissionais do Programa Academia da Cidade também participaram do evento, realizando avaliação física das pessoas. Agentes redutores de danos, ligados à Rede de Atenção Psicossocial fizeram abordagens educativas sobre o uso de drogas. E houve espaço para uma exposição com peças artesanais feitas pelos moradores de residências terapêuticas.

Com atuação direta na prevenção, a Vigilância Epidemiológica recrutou profissionais para conversar com os moradores sobre doenças transmissíveis, como coqueluche e sarampo. E as crianças aprenderam os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, causador de arboviroses (dengue, chikungunya e zika) por meio da apresentação de um teatro de fantoches. Outros agentes de saúde foram a campo, durante o fim de semana, para identificar e tratar focos do vetor. Gatos e cachorros também foram vacinados contra a raiva.

Já a Secretaria da Mulher aproveitou a ação para divulgar os espaços e serviços voltados para o acolhimento das recifenses e o combate à violência de gênero.

A Secretaria de Educação do Recife preparou diversas atividades para as ações deste sábado. A Diretoria de Ensino de Gestão Pedagógica (DEGP) organizou atividades de contação de histórias e brincadeiras populares e oficina para os pequenos. Já a Unidade de Tecnologia na Educação e Cidadania (UTEC) Utec Jardim Botânico fez uma apresentação das atividades desenvolvidas na unidade de forma lúdica utilizando vídeos e jogos. 

Na busca por uma recolocação no mercado de trabalho, o stand da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo (STQE) foi um dos mais procurados. No local, foi feito agendamento para emissão de Carteira de Trabalho. A população também teve acesso às orientações da Sala do Empreendedor sobre temas como formalização de empresas e cursos de aperfeiçoamento.