Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Esportes | 21.08.19 - 15h48

Abertura dos Jogos Escolares do Recife acontece nesta quinta

img_alt

Com mais de 2 mil participantes, competição dá acesso ao Bolsa Atleta Recife e bateu recorde de inscrições este ano. (Foto: Mauricio Ferry/Seturel)

 

A abertura dos Jogos Escolares do Recife 2019 acontece às 15h desta quinta (22), no Compaz Ariano Suassuna, situado no Cordeiro. A competição, que dá acesso ao Bolsa Atleta Recife, bateu recorde de inscrições e chegou a 2.047 atletas confirmados, 70% a mais do que os 1.200 do ano passado. Realizado pela Prefeitura do Recife, numa parceria entre as secretarias de Turismo, Esportes e Lazer (Seturel) e de Educação, o campeonato vai de 3 de setembro a 30 de novembro.

Os jogos terão dez modalidades: futsal, vôlei, vôlei de praia, basquete, handebol, atletismo, natação, badminton, luta olímpica e xadrez. A inclusão de atletas com deficiência está garantida, com as disputas de vôlei sentado, paratletismo, xadrez paralímpico e natação paralímpica. Participam 30 escolas de anos finais da rede municipal de ensino do Recife.

Os campeões terão direito ao Bolsa Atleta Recife, iniciativa da Prefeitura que vai distribuir remuneração mensal de R$ 300 para os atletas que conquistarem medalha de ouro na competição. “Dos 86 primeiros beneficiados pelo Bolsa, 84 conseguiram o benefício a partir do desempenho nos Jogos Escolares. Ficamos muito felizes com o aumento no interesse dos estudantes e temos certeza que faremos uma excelente competição este ano”, afirma a secretária-executiva de Esportes do Recife, Yane Marques.

A competição municipal funciona como etapa classificatória para os Jogos Escolares de Pernambuco (JEPs), outra via de acesso ao Bolsa Atleta Recife,  que remunera os campeões estaduais com R$ 400 por mês. Por sua vez, os destaques dos JEPs ganham acesso aos Jogos Escolares da Juventude, realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro.

Em 2018, a rede municipal de ensino do Recife teve um campeão da luta olímpica nos JEPs, além de duas equipes de handebol mirim entre os 10 melhores classificados. O atleta da luta olímpica se classificou também para os Jogos Escolares da Juventude. Já em 2017, o Recife teve 10 estudantes nos três primeiros lugares nas modalidades individuais dos JEPs e classificou três equipes para as modalidades coletivas, todas a partir da participação na etapa municipal dos Jogos Escolares.