Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Mobilidade | 21.08.19 - 16h44

CTTU implanta vagas de Zona Azul no bairro do Derby

Ao todo, cerca de 230 vagas de estacionamento rotativo serão regulamentadas nas vias do entorno da Praça do Derby

Com o intuito de garantir a rotatividade das vagas de estacionamento disponibilizadas no espaço público, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), implantará novas vagas de Zona Azul no bairro do Derby, na área central da cidade. A partir da próxima segunda-feira (26), cerca de 230 vagas rotativas serão regulamentadas com o tempo de 5 horas de permanência. As vagas serão distribuídas nas duas vias da Praça do Derby, que vão da via local da Avenida Governador Agamenon Magalhães até a Rua Jener de Souza. As ruas Barão de Goiana, Baixa Verde, Jornalista Paulo Bitencourt e Feliciano Gomes também serão contempladas.

Das 230 vagas de estacionamento rotativo, 5% serão destinadas a idosos e 2% para pessoas com deficiência, atendendo as exigências estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). As vagas funcionarão de segunda a sexta, das 8h às 18h e aos sábados, das 8h às 12h. Para regulamentar a ação, a CTTU irá implantar de toda a sinalização horizontal e vertical das vias envolvidas.

A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, ressalta que a iniciativa contribui para a melhoria da mobilidade na área, onda há grande procura de estacionamentos. “É importante destacar espaços para vagas de Zona Azul no entorno da Praça do Derby porque é uma área de grande movimentação comercial e de interesse público. A CTTU tem implantado os estacionamentos rotativos para que os cidadãos possam realizar suas atividades, estacionando os carros em locais adequados sem comprometer a segurança viária do cidadão”, diz.

ZONA AZUL - Atualmente, Recife conta com mais de três mil vagas rotativas implantadas nos bairros do Recife, São José, Santo Antônio, Boa Vista, Madalena, Encruzilhada, Casa Amarela, Casa Forte e Boa Viagem. A ativação das vagas podem ser realizadas por meio do aplicativo Zona Azul Digital, ou pelos pontos de vendas físicos existentes na cidade. O horário de funcionamento da Zona Azul varia de acordo com a demanda para estacionamento de veículos no local. A maioria das vagas funciona no horário das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, aos sábados. O tempo máximo de permanência varia entre duas e cinco horas, a depender da sinalização indicativa nos locais, custando R$ 3. A multa para quem estacionar de forma irregular nas vagas de Zona Azul é grave (R$ 195,23, mais cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação) e o veículo está passível de remoção ao depósito.