Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 22.08.19 - 15h46

Equipes da rede de ensino do Recife conquistam 20 vagas para disputar a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica

img_alt

O objetivo do evento é criar soluções inovadoras para problemas cotidianos com o uso dos robôs, além de integrar estudantes e professores na prática da robótica de competição (Foto: Cortesia)

 

Na última quarta-feira (21), 14 equipes no nível 1 e seis do nível 2, totalizando 20 equipes, conquistaram vaga para participar da etapa Estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que será realizada no dia 1º de setembro, em Igarassu. A disputa aconteceu no IV Torneio de Robótica do Recife (TORRE), no Compaz Ariano Suassuna, que este ano foi seletiva para competição estadual. O evento começou na terça-feira (20), onde oito equipes do nível 1 já tinham garantido a classificação. No dia 21, mais seis equipes do Nível 1 e seis equipes do nível 2 da rede municipal de ensino do Recife (RMER) se classificaram. Todos os três primeiros lugares de cada nível receberam troféus e medalhas.

O torneio foi realizado na categoria Resgate, seguindo o modelo de simulação proposto pela OBR. Durante a disputa os robôs programados pelos estudantes inscritos no nível 1 precisavam resgatar uma vítima, representada por uma bolinha, para a área de salvamento. Já no nível 2, além de resgatar a vítima, precisavam suspendê-la e colocá-la em área segura. O objetivo do evento é criar soluções inovadoras para problemas cotidianos com o uso dos robôs, além de integrar estudantes e professores na prática da robótica de competição.

As equipes Once Upon A Time, da Escola Municipal da Iputinga; Robot Power, da Escola Municipal Antônio Heráclio do Rego; e Fairy Robot, da Escola Municipal Hugo Gerdau, conquistaram 1º, 2º e 3º lugares, respectivamente, no nível 1, na disputa do dia 20. Já no dia 21, as equipes Legotex, da Escola Municipal Poeta Joaquim Cardoso; DMC Evolucion, da Escola Municipal Padre Antônio Henrique e The Monsters, da Escola Municipal de Tempo Integral Pedro Augusto, arremataram os 1º, 2º e 3º lugares, respectivamente no nível 1 da competição. No nível 2, as equipes Fire Robot , da Unidade de Tecnologia e Cidadania (Utec) Cordeiro; The Future Robotic, da Escola Municipal em Tempo Integral Pedro Augusto e Royal Light, da Escola Municipal Sociólogo Gilberto Freire ficaram com as primeiras colocações respectivamente.

Os estudantes João Guilherme da Silva (11), Eduarda dos Santos (12), Gilberto Felipe Silva (14) e Maria Julia Oliveira (12), da equipe Legotex, com apoio e incentivo da professora de Matemática, Rosicleide Dias, começaram a estudar e treinar robótica no início deste ano e não esperavam a conquista do primeiro lugar do nível 1. “A gente se dedicou nos treinos, mas foi uma surpresa ficar em primeiro lugar. Agora vamos continuar treinando para conseguir classificação para a etapa nacional”, disse animado Gilberto Felipe.

Para Francisco Luiz dos Santos, diretor executivo de Tecnologia na Educação, o investimento na robótica está rendendo excelentes frutos desde que foi implantado em 2014. “Os alunos têm a oportunidade de conhecer a tecnologia da robótica, competem de igual para igual com estudantes de outras redes de ensino, além de vislumbrarem possibilidades de estudos em várias áreas do conhecimento. Desde 2014 que os estudantes conquistam os primeiros lugares nas competições da OBR”, pontuou.

Ao todo, participaram do evento 117 equipes e mais de 450 estudantes, com idade entre 11 e 14 anos, de 36 escolas dos Anos Iniciais do Ensino fundamental e do Núcleo de Altas Habilidades/Superdotação (NAAHS).

 

CLASSIFICAÇÃO

 

20/08

NÍVEL 1

1º Once Upon A Time – Da Iputinga (prof. multiplicadora Giselle)

Equipe: Chrylaine Vitória Maria da Silva, Sanara Vitória Carneiro da Silva, Solange Safira Rodrigues Lima Silva, Walison Manuel Silva de Souza.

 

2º Robot Power – Antônio Heráclio do Rego (prof. Millena de Azeredo Lopes Ventura)

Equipe: Maria Letícia Araújo Ferreira, Mariana Conceição de Souza, Stephane Caroline Oliveira Fragoso.

 

3º Fairy Robot – Hugo Gerdau (prof. multiplicadora Cely Montenegro)

Equipe: Nívia Gabriele Izidoro dos Santos, Adrielly Liandra Izidoro dos Santos, Samila Eduarda da Silva Santos, Rayanne Victória de Lima Lira.

 

Thunder Bolt – Arquiteto Alexandre Muniz de Oliveira (Ailson Carlos Ferreira Lopes)

Equipe: Ellen Rayssa de Oliveira Andrade, José Allan da Silva, Livia Keythin de França Silva, Emilly Vitória Araújo do Nascimento.

 

Robot Master – Hugo Gerdau (prof. Luciana Firmo)

Equipe: Karen Kethillen Vieira Neri, Lorena Rodrigues Aragão da Silva, Lucas Daniel Soares Silva, Lucas Mateus Soares Silva.

 

Destruidores – Paulo VI

Equipe: Emanuel Antônio da Cunha Silva, Higor Vinicius Barbosa da Silva, Miguel Vinicius Omena Cavalcanti, Pedro Henrique Santana Oliveira Silva.

 

The Revolucion – Professor Aderbal Galvão (prof. Mirelle Castilho de Freitas Reis)

Equipe: Cecília Grazielly Souza e Silva, Maryana Ferreira Temporal, Mykaelle Ferreira Barbosa dos Nascimento, Adricero Emmanuel de Santana Gomes.

 

Poetas Robóticos – Poeta Jônatas Braga (prof. Maria de Jesus Gomes Cunha)

Equipe: Ariadnni Gabrielly Crispim Ferreira, Emanoel Mota Tavares da Silva, Geibson Ruan Oliveira da Silva, Maria de Lourdes Ferreira Fraga.

 

21/08

 

NÍVEL 1

1º Legotex: Escola Municipal poeta Joaquim Cardoso

2º DMC Evolucion: Escola Municipal Padre Antônio Henrique

3º The Monsters: Escola Municipal Pedro Augusto

 

MHDS – Escola Municipal prof. Almerinda Umbelino de Barros

 

Virado no Mói de Coentro – Unidade de Tecnologia Nóbrega

 

Marminino – Unidade de Tecnologia Nóbrega

 

 

NÍVEL 2

 

1º Fire Robot – Unidade de Tecnologia e Cidadania Cordeiro (Escola Hugo Gerdau)

2º The Future Robotic: Escola Municipal Pedro Augusto

3º Royal Light – Escola Municipal Sociólogo Gilberto Freire

La Casa del Lego – Unidade de Tecnologia Nóbrega

 

Gryffindor – Escola Municipal Karla Patrícia

 

Legião Robot – Unidade de Tecnologia Cordeiro (prof. Bartolomeu Santos da Silva)