Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Esportes | 22.08.19 - 19h24

Mais de 2 mil alunos da rede municipal disputarão os Jogos Escolares do Recife

img_alt

Abertura do evento aconteceu nesta quinta (22), no Compaz Ariano Suassuna; campeões terão direito ao Bolsa Atleta Recife. (Foto: Maurício Ferry/Seturel)

 

Os Jogos Escolares do Recife acontecerão de 3 de setembro a 30 de novembro, reunindo 2.047 alunos de 30 escolas municipais. A abertura do evento aconteceu na tarde desta quinta (22), na quadra do Compaz Ariano Suassuna, situado no Cordeiro. A competição, que dá acesso ao Bolsa Atleta Recife, bateu recorde de inscrições este ano, com 70% participantes a mais do que os 1.200 do ano passado. O evento é uma realização da Prefeitura do Recife, numa parceria entre as secretarias de Turismo, Esportes e Lazer (Seturel) e de Educação.

Após as apresentações culturais e desfile das escolas, aconteceram o acendimento da pira e o juramento. A professora Madalena Ribeiro, da Escola Municipal Professor José da Costa Porto, no Coque (bicampeã nos jogos de 2017 e 2018), foi homenageada. “Esse reconhecimento me motiva a continuar trabalhando cada vez mais pela comunidade, que precisa muito. Nossa escola tem disputado bem os Jogos e esperamos repetir a dose este ano”, destacou.

Por sinal, a equipe de handebol mirim da Costa Porto conquistou, após uma grande campanha, o vice-campeonato dos Jogos Escolares de Pernambuco (JEPs) de 2019. O goleiro do time, Fernando Antônio Silva do Nascimento, se inscreveu no futsal este ano. “Já disputei até o campeonato brasileiro de handebol em Santa Catarina. Treino futsal também lá na escola e estou confiante de conseguir outro bom resultado”, disse.

Os jogos terão dez modalidades: futsal, vôlei, vôlei de praia, basquete, handebol, atletismo, natação, badminton, luta olímpica e xadrez. A inclusão de atletas com deficiência está garantida, com as disputas de vôlei sentado, paratletismo, xadrez paralímpico e natação paralímpica. A competição municipal funciona como etapa classificatória para os JEPs, que dão acesso aos Jogos Escolares da Juventude, realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro.

ESTÍMULO - “Quem se destacar terá direito ao Bolsa Atleta Recife, iniciativa da Prefeitura que vai distribuir remuneração mensal de R$ 300 para os campeões dos Jogos Escolares. É um grande estímulo para a prática esportiva na nossa rede escolar. Os jogos servem também para fortalecer as amizades e conhecer novas pessoas”, afirma a secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça.

A secretária executiva de Esportes, Yane Marques, agradeceu aos professores e atletas pelo empenho. “O esporte tem o grande poder de ensinar valores que a gente leva para a vida inteira. Estamos muito felizes com a participação recorde nos jogos deste ano”, ressalta.