Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 23.08.19 - 11h06

Websérie sobre consumo e descarte consciente do plástico estreia nesta segunda-feira (26) na 4ª Mostra de Cinema Ambiental do Recife - MARÉ

A produção audiovisual, que conta com 6 episódios, será exibida gratuitamente no Cinema São Luís, às 18h30.

 

A 4ª edição da Mostra de Cinema Ambiental do Recife - MARÉ, iniciativa apoiada pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), apresentará exibições gratuitas de 30 produções audiovisuais, entre curta e longa metragens, entre os dias 25 e 31 de agosto. A ação será sediada no Jardim Botânico, Econúcleo Jaqueira, Escola Municipal José da Costa Porto, Cais do Imperador e Cinema São Luiz e pretende incentivar uma abordagem crítica sobre temáticas ambientais, mesclando história, cultura, sustentabilidade e cidadania. 

Dentre os projetos que serão transmitidos, figura o lançamento da websérie Cidade Plástica, que tem sua estréia na segunda-feira (26), no Cinema São Luís, às 18h30. A elaboração do projeto contou com a produção da Bonsucesso Comunicação e Cultura e com o financiamento do Fundo Municipal de Meio Ambiente e aborda o  consumo consciente do uso plástico. 

Roteirizada por Bruno Cabus, Rafael Buda e Tiago Delácio, a obra, que conta com 6 episódios, ilustra a forma com que o protagonista, Leno, personagem de animação, decidiu lidar com as questões ambientais que preocupam sua perspectiva de vida futura. Ele resolve criar um canal no YouTube, plataforma de transmissão de vídeos, para debater de forma consciente o consumo plástico no nosso cotidiano, trazendo depoimentos de pessoas e ativistas que trabalham para o desenvolvimento sustentável no Recife. A produção conta com a participação do pesquisador e professor, Bertrand Alencar; do artista plástico, Alexandre Almeida; da analista de desenvolvimento ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Erica Vidal;  Laísa Araújo do Movimento Xô Plástico; Marta Silva da Cooperativa Palha de Arroz e Bruno Cabus, Instrutor das oficinas de educação ambiental do Cidade Plástica, cineasta e animador.

Bruno Cabus, que também assina a direção da websérie conta que o processo de produção se deu através da elaboração de 6 oficinas em escolas municipais da rede pública de ensino, onde os participantes receberam formação sobre educação ambiental e cinema de animação. Os alunos que participaram da oficina foram estimulados a criar histórias a partir de temáticas de ressignificação do conceito de lixo e preservação ambiental por meio de técnicas de stop motion, que consiste no registro fotográfico quadro a quadro de produção de imagens. “Os vídeos têm uma abordagem educacional que visam informar e conscientizar o espectador sobre o descarte e consumo consciente do plástico, porém vai além disso.  Nós percebemos que atualmente a plataforma do Youtube é uma ferramenta de comunicação importante e a partir disto, nos inspiramos nessa nova estética onde pessoas comuns, como o protagonista da série, pode realizar discursos importantes e dar opiniões sobre a questão ambiental e os problemas que temos à nossa frente”, esclarece o cineasta.