Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 23.08.19 - 15h21

Comunidade de Caranguejo Tabaiares recebe Feira de Cidadania e Serviços Comunitários

img_alt

Cerca de 150 pessoas foram atendidas pela PCR e parceiros no Núcleo de Mediação de Conflitos/Instituto Adolescer (Foto: Luciano Ferreira/PCR)

 

Durante toda a manhã de hoje (23), cerca de 150 moradores foram beneficiados com a Feira de Cidadania e Serviços Comunitários do Programa Direitos Humanos nos Bairros, ação executada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas Sobre Drogas e Direitos Humanos (SDSJPSDDH), por meio do Núcleo de Mediação de Conflitos de Caranguejo Tabaiares, na Ilha do Retiro, em parceria com o Instituto Adolescer, e outras entidades.

Mauricéia Lucas de Lima, dona de casa de 50 anos, aproveitou para agendar a emissão de via de RG do neto “É uma ótima oportunidade porque ele tem um problema nas impressões digitais, sendo necessário renovar a identidade todos os anos e aqui já vou agendar para ele fazer a carteira nova”, disse Mauricéia de Lima que também foi atendida por profissionais de saúde para aferir a pressão arterial.

A coordenadora do Instituto Adolescer, Milene Eustáquio, falou que a Ong trabalha desde 2018 para a redução da violência na comunidade em parceria com o Núcleo de Mediação de Conflitos, atendendo jovens e familiares. “Esse tipo de ação proporciona cidadania para a comunidade. Quando o serviço chega as pessoas se sentem vistas, contempladas”, avaliou.

A Secretaria Municipal de Saúde ofertou atendimento e orientações de saúde bucal, saúde do homem e da mulher, aferição de pressão arterial e glicose. Também estavam presentes profissionais do Tribunal de Justiça, Programas Recife Ativo e Expresso Recife, além do Núcleo de Fisioterapia da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

A psicóloga do Serviço de Mediação e Conflito da SDSJPSDDH, Ana Cristina Chagas, acrescentou que o Centro Osmar Soares realizou cortes de cabelo. Ela informou que a próxima ação está programada para o final do mês de setembro, quando os serviços de cidadania serão oferecidos na Semana Mundial da Paz. “Na Feira de Cidadania realizada, também neste mês de agosto, 220 pessoas foram atendidas no bairro de Nova Descoberta”, lembrou Ana Cristina Chagas.

Cultura de paz – A Prevenção e Mediação de Conflitos Comunitária está fundamentada no Decreto Municipal nº 29.911 de 05 de Setembro de 2016, que “estabelece a estrutura e regula as atividades do Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves (CRDH-MA), no município do Recife. A proposta é articular políticas públicas no âmbito municipal, desenvolvendo ações e estratégias de prevenção, implemento, e avaliação das ações que perpassem pela garantia de direitos na perspectiva da autonomia, empoderamento, integração, participação na sociedade e na realidade social das comunidades. A ideia é fortalecer a prevenção/mediação de conflitos comunitária embasada na construção de uma cultura de paz e possibilidade de resolução de conflitos através do diálogo.