Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 28.08.19 - 11h28

PCR promove atividades para celebrar cinco anos do Centro de Referência LGBT

 
A data também é comemorativa à Visibilidade Lésbica com a realização de  oficinas, rodas de diálogo e abordagens educativas 
 
O Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT da Prefeitura do Recife (localizado na Rua dos Médicis, Boa Vista, n° 86) completa cinco anos de funcionamento na próxima quinta-feira (29), na mesma data que se comemora o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica. Para celebrar os dois marcos, a Gerência de Livre Orientação Sexual – Glos da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas Sobre Drogas e Direitos Humanos (SDSJPDDH) , organizou em parceria com a Secretaria de Saúde, atividades de prestação de serviço a esse público, durante esta semana, seguindo até o dia 1° de setembro, em vários lugares da cidade. 
 
Desde que foi inaugurado, em agosto de 2014, o Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT realizou mais de 7,7 mil atendimentos e tem acima de 1,6 mil pessoas cadastradas. E, no dia em que o Centro comemora os cinco anos de funcionamento, na quinta-feira (29), serão oferecidas atividades no local. Das 8h às 17h. Será realizado um curso rápido de Marketing Pessoal para População LGBT, uma apresentação sobre os cinco anos de atendimento do Centro e o lançamento da 3° edição da Cartilha "Guia de Cidadania LGBT''. Também será realizada oficina sobre Prevenção Combinada para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), dadas orientações sobre Saúde Bucal, práticas integrativas, a acolhimento e encaminhamentos para Ambulatório LBT. À noite, das 20h às 22h, a Campanha Recife sem Preconceito e sem Discriminação: Visibilidade Lésbica, ocorre em bares e boates do Centro do Recife. 
 
Hoje, quarta-feira (28), das 8h30 às 12h, profissionais vão informar aos usuários do Hospital da Mulher do Recife, com o serviço LGBT funciona. O objetivo principal é chamar atenção para os cuidados integrais com a saúde e ampliar o acesso das mulheres ao serviço. Ontem, terça-feira (27), as equipes iniciaram as ações comemorativas com o tema Saúde e Empoderamento de Lésbicas e Mulheres Bissexuais no Sistema Prisional. Durante o dia, a Colônia Penal Feminina do Bom Pastor, no Engenho do Meio, recebeu oficinas de Prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Roda de Diálogo sobre Feminismo e Autocuidado, Práticas Integrativas de Saúde. Profissionais de saúde e do Centro de Referência realizaram atividades para as detentas. 
 
O encerramento das atividades comemorativas será no domingo (1°), das 10h às 15h , quando haverá o Sarau da Visibilidade LGBT, com a abordagem a suários LGBT para informar sobre a rede de assistência e saúde para a população LGBT do Recife. Das 13h às 15h, equipes fazem abordagem na 10° Parada da Diversidade de Casa Amarela, informando a usuários LGBT’s sobre a rede de assistência e saúde para a população LGBT.
 
CENTRO LGBT - O Centro LGBT é um espaço de promoção da cidadania e garantia de direitos de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais, habilitado a fornecer orientações sobre direitos humanos e prestar atendimento especializado a vítimas de discriminação e violência homofóbica. Implantado em 29 de agosto de 2014, é o primeiro Centro de Referência Municipal do Estado de Pernambuco. Com equipe interdisciplinar, formada por agente de direitos humanos, psicólogo, advogado e assistente social, o equipamento tem mais de 1,5 mil usuários cadastrados e realizou mais de 7,5 mil atendimentos. O Centro LGBT funciona na Rua dos Médicis, nº 86, no bairro da Boa Vista, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Os telefones de lá são 3355-3456.
 
AMBULATÓRIO LBT - Voltado a lésbicas, bissexuais e transexuais, o ambulatório LBT funciona no Hospital da Mulher do Recife Dra. Mercês Pontes Cunha, no Curado e tem, atualmente, mais de 450 mulheres cadastradas. A mulher pode conhecer o serviço e ter acesso à entrevista social, sem necessidade de marcação prévia. Para isso, basta se dirigir ao HMR, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. O atendimento da Ginecologia acontece nas segundas e quartas-feiras. É importante lembrar que só são atendidas pacientes com SUS do Recife.