Secretaria de Desenvolvimento Econômico - SDEC

NOTÍCIAS

Inovação Urbana | 28.08.19 - 21h11

Transforma Recife celebra Dia do Voluntariado

Plataforma anuncia inclusão de Mais Vida nos Morros e 1,6 milhões de horas de trabalhos voluntários prestados

A Prefeitura do Recife preparou uma programação (Veja no quadro abaixo) que vai proporcionar a confraternização entre os voluntários da Plataforma Digital Transforma Recife e entidades beneficiadas com a iniciativa para comemorar o Dia Nacional do Voluntariado, nesta quarta-feira (28).  A grande novidade fica por conta da inclusão do programa Mais Vida nos Morros na plataforma, que vai permitir com que os cidadãos possam se unir às ações de intervenção que acontecem durante todo o ano nas comunidades do Recife. 

Para marcar a entrada do Mais Vida Nos Morros, a Prefeitura irá promover ativação de um espaço em uma área na qual o Mais Vida nos Morros já vem atuando, com o artista plástico Teo Armando e voluntários, a partir das 10h, na rua Alfredo Eugênio M de Almeida, Cohab. No local, o artista e os voluntários, juntamente com a comunidade, irão fazer intervenções artísticas em muros e fachadas, plantios e inserir elementos voltados para a primeira infância com pinturas no local como a aposição de amarelinhas e pequenos caminhos, promovendo a ludicidade e o bem estar para os pequenos.

O Transforma Recife, primeira plataforma digital de voluntariado do Brasil, foi lançada pela Prefeitura do Recife em 2014 e celebra a marca de mais de um 1,6 milhões de horas de trabalhos voluntários prestados, 168 mil voluntários e 560 Organizações Sociais cadastrados no site do projeto. Para se tornar um voluntário, basta o interessado se cadastrar no site do Transforma Recife - www.transformarecife.com.br.

A proposta do Transforma Recife é criar uma ponte entre instituições e voluntariado, facilitando o contato entre as pessoas que desejam praticar a solidariedade com quem precisa e muitas vezes não sabiam por onde começar. A iniciativa virou exemplo para outras cidades, como Petrópolis(RJ), Campinas (SP), além de Contagem (MG), Campina Grande (PB) e Caruaru (PE), que lançaram iniciativas inspiradas no modelo recifense.

Mais vida nos Morros – A grande novidade do dia do Voluntariado 2019 é a inclusão do Projeto Mais Vida nos Morros na Plataforma. O Mais Vida nos Morros é uma política pública de cidadania e desenvolvimento sustentável, onde a partir do protagonismo e engajamento dos moradores se inicia a transformação da sua própria comunidade. O morador participa desde a criação das soluções urbanas e ambientais até a parte de colocar a mão na massa. O programa, criado em 2016, visa construir soluções em parceria com os cidadãos e já promoveu verdadeiras revoluções em 13 comunidades, com benefício direto para mais de 15 mil recifenses em 13 comunidades. Atualmente, o programa vem se destacando internacionalmente com reconhecimento da ONU-Habitat, da Child in The  City e da Bernard Van Leer Foundation.

Para se tornar um voluntário do Mais Vida nos Morros, basta o recifense interessado se cadastrar no site do Transforma Recife e escolher a ação da qual deseja participar na construção de soluções em conjunto com o morador. A ideia surgiu pela procura constante da população em participar das ações do programa e aproveitou o Dia Nacional do Voluntariado para contar a novidade.

 “É uma política pública que desperta nas pessoas uma mudança de comportamento nas questões urbanas e ambientais, como também uma preocupação com a sua comunidade, mas acima de tudo a vontade de fazer a diferença no lugar onde vivem e isso já vem inspirando muitas outras comunidades a fazerem algo semelhante. A decisão de abrir para voluntários, além de conectar essas pessoas, vai permitir a gente espalhar isso pela cidade”, afirma o secretário de Inovação Urbana Tullio Ponzi.

Transforma Recife - Em 2016, o projeto recebeu o Prêmio Inovacidade, que reconhece práticas inovadoras e desafios da transformação urbana sustentável, sob a chancela do ONU-Habitat - o Programa das Nações Unidades para os Assentamentos Humanos, além do Lincoln Institute of Land Policy. Em abril de 2017, o prefeito Geraldo Julio apresentou a plataforma Transforma Recife ao Papa Francisco (e à cúpula da Igreja Católica, no Vaticano, na Itália), a quem demonstrou as experiências e entregou pessoalmente um material com os detalhes da plataforma digital, que recebeu elogios do Santo Padre.

Data - No Brasil, o dia 28 de agosto foi  instituído como o Dia Nacional Do Voluntariado (DNV), desde 1985, por meio da Lei Nº. 7.352, sancionada pelo então Presidente da República, José Sarney. A partir desta data, as entidades que trabalham com voluntários celebram anualmente com comemorações à iniciativa.

PROGRAMAÇÃO SEMANA DO VOLUNTARIADO

27.08.2019 (terça-feira)

HOSPITAL MARIA LUCINDA – Sahima

Responsável: Sra Irene/ Renata Cristina

Contato: 3267-4200 / 9917-1391

Endereço: Av. Parnamirim, 95 Parque da Jaqueira

Horário: 8:30 às 11h

Ação: Será feita em dois momentos: Inicialmente os voluntários estarão recebendo os pacientes e os encaminhando para os devidos locais onde serão atendidos e por volta das 10h irão para uma sala para um café comemorativo ao dia do voluntário

 

Data: 28.08.2019

MAIS VIDA NOS MORROS

Endereço: rua Alfredo Eugênio M de Almeida, Cohab - Recife.

Horário: 10h

Ação: Ativação de um espaço em área em que o Mais Vida nos Morros vem atuando, com o artista plástico Teo Armando e voluntários.

 

Data: 29.08.2019

PROJETO AMOR E ESPERANÇA

Responsável: Nadjane Cristina

Contato: 98291-1158

Endereço: Rua Arapoema, 35 Nova Descoberta,(Ao lado da Fábrica da Kinitos)

Horário: 14h

Ação: Roda de conversa com os voluntários do Exército Brasileiro e voluntários do SENAC e do Projeto Amor Esperança e entrega do certificado VOLUNTÁRIO PELO AMOR

 

30.08.2019

Manhã – Associação de Parkinson de Pernambuco - ASP

Responsável: Maria José

Contato: 3424-2710 / 9987-5337 (Gilberto)

Endereço: Localizado dentro do Parque do Cordeiro

Ação: café coletivo em homenagem aos voluntários

Tarde: Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas

Responsável:  Rodrigo Brayner / Maconni Muzzio

Contato: 99488-6817

Horário: 14h

Endereço: Rua Bela Vista – Dois Unidos, será realizado na garagem da casa de um dos moradores da comunidade