Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 29.08.19 - 15h32

Prefeitura do Recife lança cadernos pedagógicos do ProLer

img_alt

Na ocasião, também será celebrado o decreto que cria oficialmente o Programa, que foi desenvolvido pela Secretaria de Educação, e tem como meta acompanhar o processo de alfaletramento das crianças (Foto: Luciano Ferreira/PCR)

 

A Secretaria de Educação do Recife lança na sexta-feira, 30, seis cadernos pedagógicos do Programa de Letramento do Recife (ProLer). O material contém detalhadamente todo fundamento e metodologia do Programa para que o professor possa aplicá-lo junto às crianças em processo de alfabetização, para apoiar o processo de leitura, escrita e interpretação de textos. Na ocasião, também será celebrado o decreto nº 32.761/2019, que cria oficialmente o ProLer. O evento será na Escola de Formação de Educadores do Recife (EFER) Profº Paulo Freire, às 8h, no auditório Dom Hélder.

Desde o início da gestão, o Proler já envolveu 2.080 professores e 41.675 estudantes da Educação Infantil e dos primeiros anos do Ensino Fundamental. Com base em métodos que estimulam a criatividade e a autoria dos estudantes, o ProLer estimula habilidades de leitura e escrita já a partir da educação infantil, com os alunos de 4 anos, e desenvolver os que estudam até o 3º ano do Ensino Fundamental.

“O principal objetivo do ProLer é trazer métodos para acompanhar o processo de alfaletramento, enxergar os avanços dos estudantes nesse caminho, olhando descritor a descritor de aprendizagem. Isso contribui para elevar os índices de aprendizagem desde a Educação Infantil até lá na frente, quando os estudantes estiverem concluindo o 9º ano do Ensino Fundamental”, destaca o secretário de Educação do Recife, Bernardo D´Almeida.

A coleção dos seis cadernos pedagógicos chama "Alfabetização e Letramento". O primeiro é introdutório e trata dos fundamentos teóricos e da relação prática para o desenvolvimento da escrita. O caderno 2 é para os professores da educação infantil. Os cadernos 3, 4 e 5 são para os professores dos três primeiros anos do Ensino Fundamental. E o caderno 6 é um glossário de como utilizar o material didático para promover a alfabetização e o letramento. Os cadernos serão entregues para toda a rede de ensino do Recife.

"O Programa de Letramento do Recife era uma cultura da rede desde 2014. A gente construiu o arcabouço técnico para todo ciclo de alfabetização: os instrumentos, como funciona, qual a metodologia e detalhes da metodologia para cada ano. Os cadernos pedagógicos servirão de consulta e referência para os professores. Com o decreto, o Proler é incorporado a rede do Recife como uma prática de sucesso", declarou o diretor de Gestão Pedagógica, Rogério Morais.

Após o lançamento, haverá três seminários. O primeiro com o tema "Políticas de Alfabetização: elementos essenciais", com o professor doutor, Jefferson Mainardes, da Universidade Estadual de Ponta Grossa. O segundo sobre "Questões Metodológicas no Ensino da Alfabetização: o que são práticas sistemáticas significativas?", com a professora doutora, Magna Silva, da Universidade Federal de Pernambuco. E o terceiro sobre a "Elaboração da Coleção Cadernos Pedagógicos: Alfabetização e Letramento – principais conteúdos e objetivos", com a professora doutora, Renata Jatobá, gerente de Alfabetização e Letramento, Educação Infantil e Anos Iniciais da Secretaria de Educação do Recife.