Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 29.08.19 - 17h12

Centro de Referência LGBT do Recife comemora cinco anos de atividades

img_alt

O espaço oferece assistência para o público que tiver os seus direitos violados (Foto: Carlos Augusto/PCR)

 

Profissionais e usuários do Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT da Prefeitura do Recife, localizado na Rua dos Médicis, Boa Vista, n° 86, comemoraram os cincos anos de funcionamento do serviço, nesta quinta-feira (28), no mesmo dia que se comemora o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, com uma atividade que é a marca da unidade. Das 9h às 17h foi realizada uma oficina sobre Marketing Pessoal para o Mercado de Trabalho, com o professor Jamillson Benvenuto que ofertou o curso como voluntário.

Dicas de etiqueta, de comportamento e sobre roupas adequadas para o mercado de trabalho, foram alguns dos assuntos tratados. A travesti Joana Casoti, nome social da estudante, participante do curso, falou sobre a importância de se estar preparado para um mercado onde também há muito preconceito. Ela lembrou que já utilizou os serviços jurídicos e psicológicos do Centro, destacando que o lugar oferece orientações em várias áreas. “O conhecimento é muito importante para assegurar nossos direitos como cidadãos”, avaliou.

Durante esta semana até domingo (1°), a Gerência de Livre Orientação Sexual – Glos da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas Sobre Drogas e Direitos Humanos (SDSJPDDH), promove com o apoio de outras secretarias municipais várias atividades de prestação de serviços para esse público. O gerente, Wellington Pastor, informou que desde 2014, o Centro realizou 7,7 mil atendimentos e tem acima de 1,6 mil pessoas cadastradas. A secretária Executiva de Direitos Humanos, Elizabete Godinho, salientou que a PCR disponibiliza uma rede de assistência contra a violação de direitos humanos por meio de ambulatórios de saúde no Hospital da Mulher e na Policlínica Lessa de Andrade e por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

Nesta noite, das 20h às 22h, a Campanha Recife sem Preconceito e sem Discriminação: Visibilidade Lésbica ocorre em bares e boates do Centro do Recife. O encerramento das atividades comemorativas será no domingo (1°), das 10h às 15h , quando haverá o Sarau da Visibilidade LGBT, com a abordagem a usuários LGBT para informar sobre a rede de assistência e saúde para a população LGBT do Recife. Das 13h às 15h, equipes fazem abordagem na 10° Parada da Diversidade de Casa Amarela, informando a usuários LGBT’s sobre a rede de assistência e saúde para a população LGBT.