Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 29.08.19 - 18h47

Literatura e frevo são destaques do fim de semana no Recife

img_alt

Promovido pela Prefeitura do Recife, o Festival Recifense de Literatura - a Letra e a Voz é o destaque do fim de semana. O evento contará com oficinas, feira de livro, apresentações culturais, contação de história para a criançada e muita poesia popular (Foto: Daniel Tavares/ArquivoPCR)

 

A métrica, a estética e a poética dos saberes culturais ancestrais nordestinos serão celebradas de 30 de agosto a 1º de setembro, durante a 17ª edição do Festival Recifense de Literatura - A Letra e a Voz, no Bairro do Recife. O Paço do Frevo recebe lançamento de livro sobre o Clube Misto Carnavalesco Pás Douradas e Arrastão do Frevo com a Pitombeira dos Quatro Cantos.

O Econúcleo Jaqueira e o Jardim Botânico do Recife, equipamentos de educação ambiental da Prefeitura do Recife, oferecem programação gratuita para toda a família. Vai rolar meditação; oficinas, trilha e contação de histórias e muito mais. O Olha! Recife passeia pelos encantos do bairro das Graças.

 

CULTURA

 

Letra e voz em cartaz no fim de semana do Recife Antigo

 

Celebrando as veredas da poesia popular, a 17ª edição do Festival Recifense de Literatura - A Letra e a Voz começa nesta sexta (30) e segue até domingo (1º), no Recife Antigo, com oficinas e discussões, apresentações culturais, mesa de glosas, feira de livros e uma extensa programação gratuita e aberta ao público. O Festival homenageia o poeta popular, declamador e escritor nordestino Chico Pedrosa. 

No sábado, teoria e prática se encontram na programação, que começa com mão na massa e aprendizado. A partir das 14h, serão oferecidas três oficinas gratuitas, no Paço do Frevo:

DESTRINCHANDO AS TRIPAS DA POESIA - Oficina de poesia popular, com Wilson Freire

RABISCAR IMAGENS NA MADEIRA - Oficina de xilogravura, com Marcelo Soares

CORDEL EM CADA CANTO - Oficina de produção de cordel, com Felipe Junior

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail aletraeavoz2019@gmail.com , até que sejam preenchidas as vagas. Os candidatos só precisam informar nome completo, idade, formação/ocupação e nome da oficina pretendida.

A partir das 18h, a Rio Branco celebra a poesia e sua ancestralidade, num bate papo com o homenageado Chico Pedrosa, Bia Marinho, filha do lendário poeta Louro do Pajeú , além do poeta e cordelista Jorge Filó e da poetisa Mariana Teles. Em seguida, as perseverantes raízes fêmeas da poesia popular serão mote para mesa de glosa com as poetisas da nova geração Dayane Rocha, Elenilda Amaral, Erivoneide Amaral e Francisca Araújo.

O domingo terá pressa para se fazer literário. Já a partir das 10h, a Feira do Livro semeará leituras no Recife Antigo, onde se dará o encontro da literatura com as atividades esportivas e recreativas do Projeto Recife Antigo de Coração. 

Às 14h, a Quadrilha Raio de Sol, quarta colocada do 35º Concurso de Quadrilhas Juninas Adultas, realizado pela Prefeitura do Recife em 2019, apresenta seu espetáculo Fábrica de Xilo, obra talhada na cultura popular, no cotidiano encantado do cangaço, da vaquejada, do repente, das figuras reais e fantásticas do imaginário nordestino. 

Mais tarde, às 15h, o cordel flerta com as próximas gerações, no projeto Cordel Animado, criado pela contadora de história e cordelista Mariane e sua irmã, Milla Bigio. A programação segue com bate papo sobre Gêneros e gerações numa cantoria de repente, com a poetisa e repentista Fabiane Ribeiro e Oliveira de Panelas, um dos mais renomados repentistas do país. 

No encerramento do Festival, música e poesia vão se misturar no projeto Oferendar, de Bodocó, formado pelo patriarca Flávio Leandro e seus rebentos Davi Leandro e Sarah Lopes, com a participação ilustre do homenageado Chico Pedrosa, em carne, osso e rima.

Para mais detalhes, acesse o link: http://www2.recife.pe.gov.br/node/289705

 

 

Clube das Pás e Pitombeira no Paço do Frevo

 

Finalizando sua programação do mês de agosto, de tema "Frevo de dentro pra fora: Compartilhamentos e entrecruzamentos", o Paço do Frevo recebe neste sábado (31), o lançamento literário em homenagem aos 130 anos de existência do Clube das Pás. O evento de divulgação da obra, intitulada "Clube Misto Carnavalesco Pás Douradas 130 ANOS", contará com a presença do autor, Álvaro Maciel, e da mestra de frevo Landinha — coordenadora do projeto de dança do frevo, "Pás na Praça" —, além da tradicional orquestra de metais do Clube. O evento tem acesso gratuito e se inicia às 15h, no hall de entrada do museu.

 

No dia seguinte (1º), o Paço inaugura sua programação de setembro promovendo, como de costume no primeiro domingo de cada mês, seu "Arrastão do Frevo". O cortejo pelas ruas do Bairro do Recife trará a já reconhecida Pitombeira dos Quatro Cantos, troça carnavalesca com 72 anos de história. A concentração com a orquestra da agremiação ocorre às 15h30, no Marco Zero, com saída às 16h em direção ao museu. Além da programação especial, as vivências regulares de dança — nas quais um professor-passista ensina os passos básicos do frevo —serão oferecidas durante todo o fim de semana no museu, que tem acesso das 14h às 18h, com última entrada às 17h30.

 

Serviço:

Lançamento Literário - Clube Misto Carnavalesco Pás Douradas 1888 - 2018 130 ANOS

Paço do Frevo, sábado (31), às 15h.

Acesso gratuito.

 

Arrastão do Frevo - Pitombeira dos Quatro Cantos

Domingo (1). Concentração às 15h30, no Marco Zero, com saída às 16h.

Acesso gratuito.

 

Funcionamento

 

Horários: Terça (entrada gratuita) a sexta, das 9h às 17h. Sábado e domingo, 14h às 18h (Última entrada até 30 minutos antes do encerramento das atividades do museu).

 

Ingressos: R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia).

Endereço: Praça do Arsenal da Marinha, s/nº, Bairro do Recife.

Informações: 3355-9500 e http://www.pacodofrevo.org.br/programacao

 

 

Museu Murillo La Greca encerra festival de lambe-lambe

 

Implementar e fortalecer uma rede de troca, compartilhamento e resistência artística. Esse é o princípio que norteia a realização do Festival Mural (Movimento Urbano de Resistência e Arte do Lambe), que acontece teve início na quarta (28) e se encerra neste a sábado (31), no Museu Murillo La Greca, no bairro do Parnamirim.

 

Além da parceria com o La Greca, o evento tem apoio do Sesc Pernambuco. As oficinas oferecidas vão funcionar como espaços horizontais de troca de saberes, facilitados por artistas de vários artistas do Brasil - que vão expor a diversidade da prática do lambe-lambe e a pluralidade de olhares sobre essa arte e a sociedade. Inscrições e busca por informações podem ser feitas estão na página do festival no Instagram (@festivalmural).

 

Programação desta sexta e sábado

 

Sexta - dia 30

9h às 11h30: Oficina “O papel que morre é o mesmo que nasce” com Alberto Pereira (RJ).

 

14h às 17h | Oficina “A cidade que atravessamos é a mesma que nos atravessa: olhares afetivos sobre o cenário urbano.”. Com: Filipe Gondim e Tacio Russo (PE)

 

14h às 17h: Oficina “Projeções e memórias para futuros possíveis: Um

 

Laboratório de Colagem e lambe-lambe” com Mario Bros (PE).

 

 

Sábado - dia 31

 

14h | RODA DE CONVERSA: “Pedra, papel e tesoura: dispositivos de atravessamentos em tempos de guerra”. Com: Alberto Pereira (RJ); Discórdia (SP); Silvana (GO) e mediação de Tacio Russo (PE).

 

15h | Colagem de Mural coletivo.

 

Serviço

Festival MURAL (Movimento Urbano de Resistência e Arte do Lambe)

De 28 a 31 de agosto

Museu Murillo La Greca, Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti, 366, Parnamirim

Horário de visitação: Terça a sexta-feira, das 9h ao meio-dia e das 14 às 17h

Sábados: 15h às 18h

Agendamento de visitas pelo e-mail: educativommlg@gmail.com

Informações: (81) 3355.3126

 

 

MEIO AMBIENTE

 

Fim de semana com diversão e contato com a natureza nos equipamentos ambientais da PCR

 

A Prefeitura do Recife vai realizar atividades especiais neste final de semana, no Econúcleo Jaqueira, na Zona Norte, e no Jardim Botânico do Recife (JBR), na Zona Oeste. Ligados à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), os equipamentos de educação ambiental estarão com uma programação gratuita para toda a família. Vai rolar meditação; oficinas, trilha e contação de histórias e muito mais.

 

O Econúcleo Jaqueira abre de quinta-feira a domingo, das 09h até às 17h. Já o Jardim Botânico do Recife abre suas portas da terça-feira a domingo, das 09h às 15h30. Todas as atividades são gratuitas.

 

Confira a programação completa deste final de semana nos Econúcleos:

 

Econúcleo Jaqueira, sábado (31) -

 

9h - O Meio que se conta: contação de histórias “Pedrinho e o Barco”

10h - Trilha Lúdica Ambiental “Trilha de histórias”

11h - Sala de ECOinteratividade: Recife e Limpeza

14h – O Meio que se conta: contação de histórias “As aventuras de Anansi”

15h - Dom em: Recife Frio

16h - Jogo da Memória Ambiental

 

Domingo (01)

 

9h - Meditação com o grupo Sahaja Yoga

10h – Trilha Lúdica Ambiental “Trilha de histórias”

11h – O Meio que se conta: contação de histórias “O Sapo e o Boi”

14h – Jogo da Memória Ambiental

15h - Oficina de Teatro

16h - Dom e a Máquina do Tempo

 

Econúcleo Jaqueira

RUA do Futuro, 959 - Jaqueira

De quinta A domingo, das 9h às 17h

Entrada gratuita

 

Jardim Botânico do Recife, sábado (31)

 

10h30 – Tangram Ambiental

11h - Cine Ambiental no Econúcleo

14h - Contação de história "Jô e o Segredo das árvores"

15h30 – Oficina de criação “Borboletando”

 

Domingo (01)

 

9h30 - Caminhada Ecológica: descobrindo folhas, texturas e tipos de solo

10h30 – Caça Palavra Ambiental

11h - Oficina de arte “pintando com a natureza”

13h30 – Caminhada poética: Caminhos DiVersos

14h30 - Oficina: bombinhas de sementes

15h30 – Oficina de Xilogravura Sustentável (isogravura)

 

Jardim Botânico do Recife

BR ­232, km 7,5 - Curado

De terça a domingo, das 9h às 15h30

Entrada: gratuita

 

 

TURISMO E LAZER

 

Peculiaridades do bairros das Graças serão exploradas no Olha! Recife

 

O Olha! Recife a pé do próximo domingo levará seus participantes para conhecer de perto a história do bairro das Graças. Entre os pontos visitados estão a Matriz das Graças, o Jardim do Baobá, o conjunto de sobrados e solares da Avenida Rui Barbosa, a Academia Pernambucana de Letras, entre outros. A saída para este passeio será às 9h, da Capela do Parque da Jaqueira.

 

Os interessados podem se inscrever gratuitamente pelo site www.olharecife.com.br, a partir das 9h, desta sexta-feira.

 

SERVIÇO

Olha! Recife a pé (domingo)

Tema: Bairro das Graças

Dia: 01/09

Hora: 9h

Saída: Capela da Jaqueira