Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 30.08.19 - 20h50

PCR celebra Dia Nacional Contra o Fumo com ações de promoção à saúde

img_alt

A Secretaria de Saúde do Recife promoveu diversas atividades gratuitas e abertas ao público, em diversos locais da cidade. (Foto: Cortesia)

 

O Dia Nacional Contra o Fumo, celebrado nessa quinta-feira (29), foi marcado por uma ação de sensibilização promovida pela Prefeitura do Recife no edifício-sede da administração municipal, no Cais do Apolo. Profissionais dos Centros de Apoio Psicossocial Álcool e outras Drogas (Caps AD) passaram orientações à população sobre questões relacionadas ao tabagismo e aos tratamentos disponíveis na rede municipal de saúde.

As pessoas que circularam pelo térreo da PCR ainda puderam fazer avaliação física com professores do Programa Academia da Cidade (PAC), participaram de atividades corporais com profissionais das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics), além de terem assistido a esquetes teatrais do Consultório de Rua, que atende usuários de álcool e outras drogas que vivem nas ruas. Outras atividades gratuitas e abertas ao público foram promovidas pela Secretaria de Saúde do Recife ao longo da semana, em diversos locais da cidade.

Participante da ação no prédio da PCR, o aposentado Alcides Gomes, de 65 anos, fuma há mais de 40, nunca conseguiu passar mais de dois dias sem o cigarro, mas disse que a abordagem dos profissionais nessa quinta o estimulou a tentar largar o vício. “O corpo pede. Dá logo aquela vontade de colocar o cigarro na boca. Fumo, pelo menos, uns 12 por dia. Em nenhum momento da vida pensei em parar, mas hoje, quando o pessoal aqui me mostrou o que eu posso fazer para deixar isso, resolvi buscar ajuda”.

Em relação ao hábito de fumar, segundo dados do Ministério da Saúde, o Recife registrou uma redução de 37,4% do tabagismo (passou de 14,7% de prevalência em 2006 para 9,2% em 2017). A coordenadora da Política de Doenças Crônicas Não Transmissíveis do Recife, Roberta Veloso, explicou que a ação foi uma forma de estimular a população a fazer a troca de hábitos ruins, como o do tabagismo, por atitudes mais saudáveis. 

“Nossa cidade apresenta, ao longo dos anos, uma redução expressiva no número de pessoas fumantes. Isso se deve também ao fato de realizarmos ações nesse modelo, que mostram os riscos do uso prolongado, mas que apresentam as formas de melhorar a qualidade de vida. Precisamos investir nos trabalhos preventivos; não podemos deixar que as próximas gerações adquiram esses comportamentos”, destacou.

TRATAMENTO 

Quem quer deixar de fumar pode procurar ajuda em um dos cinco Caps AD da rede municipal onde há grupos de tabagismo. O tratamento consiste em atividades em grupo, em que os usuários podem falar sobre as suas dificuldades e ouvir depoimentos de pessoas que conseguiram deixar de fumar; e atividades individuais, com a construção de um Projeto Terapêutico Singular, que avalia cada um dos casos de pacientes que dão entrada nessas unidades de saúde e traça uma linha de atuação de acordo com as características e necessidades de cada um. 

Os interessados podem procurar as unidades espontaneamente ou podem tirar dúvidas pelo telefone (81) 3355-9362 ou pelo e-mail: saudementalad@gmail.com.