Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Inovação Urbana | 30.08.19 - 21h06

Programa Chegando Junto promove megamutirão do Mais Vida nos Morros em 16 comunidades simultaneamente

 

A Prefeitura do Recife realizará, através do programa Chegando Junto, um Mega Mutirão do Mais Vida nos Morros neste sábado (31), a partir das 8h. A iniciativa vai beneficiar mais de 2,5 mil  moradores de 16 comunidades situadas nas áreas mais vulneráveis da cidade. A ação teve início no dia 12 de agosto e o sábado marca a culminância do esforço coletivo, com pintura de casas, muros, além de programação cultural e atividades lúdicas para a criançada.

No total, serão empregados 24.400 litros de tinta para pintura de muros e fachadas de 600 residências e na transformação dos espaços públicos do entorno, que também resultaram em 63 intervenções realizadas como espaços ociosos transformados em ruas e escadarias brincantes, instalação de hortas e jardins comunitários, praças e mirantes, entre outros. Desde o início do projeto, os mais de 2 mil voluntários engajados no projeto também ministraram 88 oficinas diversas.

O Megamutirão vai contemplar as comunidades de Saramandaia, Rua da Bela Vista (Dois Unidos), Alto do Pascoal, Córrego Domingos Sávio (Alto José Bonifácio), Alto da Brasileira (Nova Descoberta), Alto do Caeté (Nova Descoberta), UR7, Coelhos , Coque, Dancing Days (Imbiribeira), Vietnã (San Martin). Rua Alto da Bela Vista (Coqueiral), Rua Fortim (Coqueiral), Alto São Sebastião (Nova Descoberta), Rua São Xavier (Ibura) e UR1. Servidores das mais diversas áreas da Prefeitura do Recife também apoiaram a ação e se dividiram na responsabilidade de mobilizar e engajar os moradores dessas comunidades na transformação da sua vizinhança.

A primeira etapa do mega mutirão se deu com a mobilização da comunidade, que foi ouvida para participar do processo de cocriação das intervenções através de rodas de conversa e oficinas.  Para a comunidade, foi apresentado um ‘cardápio’ de soluções que poderiam ser realizadas nos espaços. Essa participação colaborativa também se deu através de um mapeamento afetivo, onde, juntos, moradores e voluntários, passearam pela comunidade, identificando potenciais de área verde, espaços de convivência e lugares para dar asas à imaginação das crianças.

Em paralelo, foram oferecidas atividades para engajar os moradores como oficinas de culinária sustentável, jardinagem e horta, artes plásticas, tecido, cordel, brinquedos sustentáveis, apresentações musicais e muitas outras.  A terceira etapa consistiu no plano de ação que contempla a conscientização ambiental prevendo a eliminação de pontos críticos de lixo, implantação de espaços de convivência com bancos, jardins, pinturas e hortas; execução de espaços lúdicos para crianças, inclusive para primeira infância. 

Chegando Junto - O programa da Prefeitura do Recife promove diversas ações divididas nas áreas de assistência à população e apoio à geração de renda. Além dos minicursos profissionalizantes, já foram lançados os mutirões de saúde; os Espaços de Convivência Pertencer (proporcionando locais para as mulheres deixarem seus filhos enquanto trabalham); e as Frentes de Trabalho Miguel Arraes, que ofertam postos de trabalho nas escolas e unidades de saúde municipais. Além disso, o programa Chegando Junto vai construir também três restaurantes populares e um abrigo noturno; o projeto Gera Cidadania vai oferecer oficinas pedagógicas e artísticas para crianças, adolescentes e jovens no contraturno escolar; e será dado auxílio e assistência técnica aos moradores para reformar e construir suas casas.

Mais Vida nos Morros - O Mais Vida nos Morros é uma política pública de cidadania e desenvolvimento sustentável, onde a partir do protagonismo e engajamento dos moradores se inicia a transformação da sua própria comunidade. O morador participa desde a criação das soluções urbanas e ambientais até a parte de colocar a mão na massa. O programa, que teve início em 2016 e já beneficiou diretamente mais de 15 mil recifenses em 12 comunidades, vem se destacando internacionalmente com reconhecimento da ONU-Habitat, da Child in The City e da Bernard Van Leer Foundation.

Chegando Junto – Megamutirão em números

•             Pintura de 600 casas

•             2.400 pessoas diretamente beneficiadas

•             Mais de 2.000 voluntários envolvidos

•             16 comunidades atendidas em 12 bairros do Recife

•             14.400 litros de tinta no total para casas e intervenções

•             63 intervenções realizadas (espaços ociosos transformados em ruas e escadarias brincantes; hortas e jardins comunitários; praças e mirantes, entre outros)

•             88 oficinas ministradas

Confira os locais de intervenção neste sábado

1.            Saramandaia – (Arruda)

2.            Rua da Bela Vista (Dois Unidos)

3.            Alto do Pascoal

4.            Córrego Domingos Sávio (Alto José Bonifácio)

5.            Alto da Brasileira (Nova Descoberta)

6.            Alto do Caeté (Nova Descoberta)

7.            UR7

8.            Coelhos

9.            Coque

10.          Dancing Days (Imbiribeira)

11.          Vietnã (San Martin)

12.          Rua Alto da Bela Vista (Coqueiral)

13.          Rua Fortim (Coqueiral)

14.          Alto São Sebastião (Nova Descoberta)

15.          Rua São Xavier (Ibura)

 

16.          UR1