Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 02.09.19 - 13h37

Prefeito Geraldo Julio assina cessão definitiva do terreno da Faculdade de Administração para a UPE

img_alt

Prefeito recebeu nesta segunda-feira (2), em seu Gabinete, o reitor da instituição, professor Pedro Falcão, e formalizou doação da área onde funciona a FCAP (Foto: Andréa Rego Barros/PCR)

 

O prefeito Geraldo Julio e o reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), professor Pedro Falcão assinaram nesta segunda-feira (2) a escritura para regularizar definitivamente a doação do terreno da Faculdade de Administração e Direito da Universidade de Pernambuco (FCAP). A área, localizada na Avenida Abdias de Carvalho, havia sido cedida pelo município desde 1976, mas não tinha, até hoje, a documentação regularizada. O reitor comemorou o gesto e mencionou intenção de ampliar o leque de cursos ofertados na unidade.

Graduado e Pós-Graduado pela FCAP, o prefeito ressaltou a relevância da UPE para a educação do Estado. “Tive a alegria de ser estudante da UPE e, agora, a gente celebra este documento e passa a propriedade definitiva para a instituição. Isso vai permitir que a UPE possa sacar recursos da União, sobretudo das emendas parlamentares. Dessa forma, os parlamentares que quiserem ajudar o curso de administração da UPE poderão alocar as emendas. Isso faz com que a faculdade continue sendo referência no Brasil no curso de administração, assim como em vários outros cursos da UPE, que também tem reconhecimento nacional. Fico feliz em poder viabilizar essa titularidade para FCAP, que certamente vai ajudar no futuro da faculdade”, afirmou Geraldo. 

A UPE formalizou o pedido junto à Procuradoria Geral do Município, que determinou a normalização da escritura, emitindo o documento para universidade. O documento é imprescindível para que a universidade possa pleitear recursos junto ao Governo Federal.

Segundo o reitor Pedro Falcão, a falta do documento dificultava a obtenção dos recursos. Com a regularização da área, os planos são ampliar a oferta de cursos. “Agradeço à sensibilidade do prefeito Geraldo Julio pela agilidade em resolver esse problema e o apoio dele para educação em geral. Ele liberou em um tempo bastante rápido e viabilizou, diretamente com sua equipe e sua assessoria, junto ao cartório, a posse definitiva da nossa Faculdade de Administração. O nosso projeto é, justamente, trazer outros cursos. Historicamente, nós temos Administração e hoje já temos o curso de Direito, mas pensamos em ampliar para outras áreas como Ciências Contábeis, Economia, procurando trabalhar nessa linha da produção de conhecimento das Ciências Humanas”, explicou.

A FCAP funciona, atualmente, com dois cursos de graduação, Administração e Direito. São oferecidas 120 vagas para Administração, sendo 60 em cada turno (manhã e noite), e 25 para Direito no turno diurno. Além dos cursos de Pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu. No local, também funciona a Escola de Aplicação do Recife destinada a estudantes do 6º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio.