Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Esportes | 03.09.19 - 17h54

Disputas de futsal dão início aos Jogos Escolares do Recife

img_alt

Competição, que dá acesso ao Bolsa Atleta Recife, bateu recorde de inscrições e tem 70% atletas a mais do que no ano passado. (Foto: Luciano Ferreira/PCR)

 

“Em 2018, ficamos em terceiro lugar. Este ano, estou muito confiante na minha equipe. Vamos mostrar o que a gente sabe”. Antes de entrar na quadra do Sport para a primeira partida de seu time nos Jogos Escolares do Recife 2019, na manhã desta terça (3), o aluno Alisson Luiz de Lima Félix, matriculado no 9º. Ano da Escola Municipal Nilo Pereira, não escondia seu entusiasmo pela competição. Realizado pela Prefeitura do Recife, numa parceria entre as secretarias de Turismo, Esportes e Lazer (Seturel) e de Educação, o campeonato vai até 30 de novembro.

Os jogos terão dez modalidades: futsal, vôlei, vôlei de praia, basquete, handebol, atletismo, natação, badminton, luta olímpica e xadrez. “Atuo como ala ou pivô, dependendo de como estiver o jogo. Treino futsal e vôlei na escola”, acrescenta Alisson. O torneio, que dá acesso ao Bolsa Atleta Recife, bateu recorde de inscrições e chegou a 2.047 atletas confirmados, 70% a mais do que os 1.200 do ano passado. A inclusão de atletas com deficiência está garantida, com as disputas de vôlei sentado, paratletismo, xadrez paralímpico e natação paralímpica. Participam 30 unidades de ensino de anos finais da rede municipal do Recife.

Na segunda partida do dia, a escola Nadir Colaço derrotou a Aderbal Galvão por 5 x 3. “Joguei mais na defesa hoje, mas mesmo assim fiz um gol”, afirmou o atleta Genesis Victor, 14 anos, do 9º Ano da Escola Nadir Colaço. “Disputamos a semifinal no ano passado, mas nesse ano acho que dá pra ser campeão. Participo também do Recife Bom de Bola, pela equipe Sub-15 do Burity”, acrescentou o estudante.

Os campeões dos Jogos Escolares terão direito ao Bolsa Atleta Recife, iniciativa da Prefeitura que vai distribuir remuneração mensal de R$ 300 para os atletas que conquistarem medalha de ouro na competição. “Dos 86 primeiros beneficiados pelo Bolsa Atleta, 84 conseguiram o benefício a partir do desempenho nos Jogos Escolares. Ficamos muito felizes com o aumento no interesse dos estudantes e temos certeza que faremos uma excelente competição este ano”, afirma a secretária-executiva de Esportes do Recife, Yane Marques.

A competição municipal funciona como etapa classificatória para os Jogos Escolares de Pernambuco (JEPs), outra via de acesso ao Bolsa Atleta Recife,  que remunera os campeões estaduais com R$ 400 por mês. Por sua vez, os destaques dos JEPs ganham acesso aos Jogos Escolares da Juventude, realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro.