Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 04.09.19 - 18h47

Prefeitura do Recife inclui mais uma unidade no cronograma de horário estendido de vacinação

img_alt

O Centro de Saúde Dom Miguel de Lima Valverde, em Boa Viagem, também funcionará até 21h nesta quarta e nas próximas. O foco da vacinação noturna são as crianças. (Foto: Ikamahã/SesauPCR)

 

A Prefeitura do Recife inclui, a partir desta quarta-feira (4), mais uma unidade de saúde no cronograma de horário estendido da vacinação contra sarampo. O Centro de Saúde Dom Miguel de Lima Valverde, em Boa Viagem, também funcionará até 21h nesta quarta e nas próximas, juntamente com as Policlínicas Lessa de Andrade, na Madalena, e Agamenon Magalhães, em Afogados. O restante do esquema iniciado na última segunda-feira (2) está mantido, com um total de nove unidades de saúde estratégicas abertas das 8h às 21h. O foco da vacinação noturna são as crianças, sobretudo as que têm até 5 anos.

Com o aumento da procura pela vacina contra sarampo (tríplice viral), a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife está estendendo o horário de funcionamento de duas unidades de saúde a cada dia, até 21h, para dar mais uma opção para quem tem dificuldade de buscar a imunização no horário comercial. “É importante destacar que não se trata de uma campanha temporária de vacinação contra o sarampo. O que é provisório é o horário estendido para imunização, mas a vacina tríplice viral está disponível durante todo o ano nas 170 salas de vacina da capital pernambucana”, garantiu o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia.

Normalmente, as 170 salas de vacinação abrem de segunda a sexta, das 8h às 17h, fechando uma hora para almoço. Com base em experiências positivas anteriores, estão funcionar das 8h às 21h em pelo menos um dia da semana as Policlínicas Lessa de Andrade (Madalena), Albert Sabin (Tamarineira), Waldemar de Oliveira (Santo Amaro), Agamenon Magalhães (em Afogados), Salomão Kelner (Água Fria) e Clementino Fraga (Vasco da Gama), além dos Centros de Saúde Ivo Rabelo (Cohab), Joaquim Cavalcanti (Torrões) e agora também o Dom Miguel Valverde.

Para evitar a concentração de pessoas apenas nessas policlínicas e centros de saúde mais conhecidos durante o dia, a Sesau orienta as pessoas que têm disponibilidade no horário comercial a procurar a unidade de saúde mais perto de sua casa. A lista de todas as 170 salas de vacina do Recife e o cronograma do horário estendido de vacinação atualizado está disponível no site da Prefeitura do Recife. Para agilizar o atendimento, a Sesau também pede que as pessoas levem o cartão do SUS, se tiverem.

De acordo com o Programa de Imunização do Recife (PNI), em julho, foram aplicadas mais de cinco mil doses da vacina tríplice viral na capital pernambucana. Já em agosto, os profissionais da Secretaria de Saúde do Recife aplicaram cerca de 20 mil vacinas para sarampo. Mesmo assim, as unidades estão abastecidas. Somente da semana para esta terça (4), o PNI Recife recebeu 30 mil doses da Secretaria Estadual de Saúde.

A Prefeitura do Recife tem tentado aumentar e estuda reforçar ainda mais as equipes de vacinação para dar conta da alta demanda. A Lessa de Andrade, por exemplo, está com mais uma enfermeira e três técnicas de enfermagem, totalizando duas enfermeiras e cinco técnicas na vacinação.

QUEM PRECISA - O calendário de vacinação de rotina em relação à tríplice viral é: primeira dose aos 12 meses e segunda dose aos 15 meses (tríplice viral + varicela). Em agosto, o Ministério da Saúde recomendou também a vacinação das crianças com 6 meses da capital pernambucana e de outras cidades onde houve casos confirmados.

São consideradas vacinadas pessoas de 1 a 29 anos com duas doses da vacina; pessoas de 30 a 49 anos com uma dose e profissionais de saúde com duas doses da tríplice viral. Quem está com as doses em dia, já teve sarampo ou tem mais de 50 anos não precisa tomar a vacina. Já quem nunca teve sarampo, não está com o esquema da vacinação completo ou perdeu o cartão e não se lembra se tomou as vacinas deve procurar os postos de saúde, no horário comercial.

“A vacinação contra o sarampo não é como a da gripe que precisa de reforço anual. Quem está com o esquema de vacinação completo ou teve a doença não precisa se preocupar. No último mês, vacinamos muitos adultos porque a maioria perde a carteira de vacinação e não sabe se tomou a tríplice viral. É importante guardar o cartão como se fosse um documento, pois ele é essencial para a vida inteira”, reforçou a coordenadora do PNI Recife, Elizabeth Azoubel, que destaca que o foco deve ser a vacinação das crianças.

Nas crianças de 1 ano do Recife, a cobertura vacinal da primeira dose está em 87%, e a segunda está em 67% este ano. De acordo com o secretário Jailson Correia, as crianças são o grupo etário mais vulnerável a formas graves do sarampo. “Se elas tiverem a cobertura vacinal ideal de 95% nas duas doses, o efeito protetor se estende pro resto da população. Por isso, pedimos a colaboração dos pais para levarem os bebês para tomar a tríplice viral e outras vacinas do calendário de rotina. E os pais não devem relaxar quanto à segunda dose da vacina, pois só assim se garante a imunização”, afirmou o secretário, que é pediatra e infectologista.

TREINAMENTO - A Secretaria de Saúde do Recife vai promover, na próxima semana, capacitações sobre sarampo e arboviroses para atualização de cerca de 300 profissionais que atuam nos serviços de pronto atendimento municipais. O objetivo é alertar médicos, enfermeiros e outros profissionais sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoces, assim como da notificação imediata dos casos suspeitos, para interromper a cadeia de transmissão com a adoção de medidas de prevenção e controle.

Nos dias 10 e 13, o infectologista e pediatra Fernando Gusmão vai ministrar a formação na Policlínica Agamenon Magalhães, a partir das 9h. Ele dará também informações sobre a situação epidemiológica da cidade e sobre manejo clínico.

DADOS - No Recife, dos 56 casos notificados como suspeitos de sarampo este ano, três foram confirmados e 24 ainda estão em investigação, aguardando os resultados dos exames do Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). 

O último caso confirmado no Recife foi de um paciente de 26 anos, residente no Cordeiro, que viajou para São Paulo em julho. Os outros dois casos confirmados na capital, em meados de agosto, foram de duas irmãs de 16 e 19 anos que moram no Cordeiro. Uma delas viajou para Porto Seguro, na Bahia, entre junho e julho. Nenhum dos três tinha esquema de vacinação completo comprovado. Todos estão curados do sarampo e não estão mais transmitindo a doença.

Todas as medidas de controle, como a vacinação de quem teve contato com os casos confirmados ou suspeitos (bloqueio), estão sendo tomadas pela Sesau Recife desde quando os primeiros casos foram notificados, assim como a vigilância de novos casos, através do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância à Saúde do Recife (Cievs), com apoio da Secretaria Estadual de Saúde.

O bloqueio é seletivo e a vacina tríplice viral é administrada conforme a situação vacinal de quem teve contato com os casos suspeitos, na faixa etária de 6 meses a 49 anos. Acima dessa idade, se avalia a necessidade da imunização. Das mais de mil buscas ativas feitas por meio de visita domiciliar e telefone, receberam a vacina tríplice viral cerca de 550 pessoas que tiveram contato com os casos suspeitos do Recife e não comprovaram histórico de vacinação ou que tinham esquema incompleto.

“Aqui na capital, não há evidência de surto em atividade com transmissão sustentada do vírus do sarampo dentro da cidade. Os casos confirmados até o momento têm relação com pessoas que contraíram a doença em viagem para outros estados. As estratégias de vacinação de bloqueio de quem teve contato com os casos confirmados e suspeitos têm se mostrado eficazes, impedindo que o vírus se espalhe, até o momento”, explicou o secretário Jailson Correia.

 

Confira aqui as salas de vacinação.

Confira as salas com horário estendido.