NOTÍCIAS

Ciência, Tecnologia e Inovação | 05.09.19 - 16h12

Prefeitura do Recife é finalista do Prêmio Excelência em Governo Eletrônico 2019

img_alt

O PSAm Digital conta com quatro módulos, um aplicativo móvel (App), um software na web para recepção e manutenção das vistorias (Foto: Marcos Pastich/PCR)

 

Pelo segundo ano consecutivo, soluções desenvolvidas pela Emprel - Empresa de Informática da Prefeitura do Recife são selecionadas como finalistas do Prêmio e-Gov, promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação - ABEP. Este ano, a Emprel concorre ao Prêmio Excelência em Governo Eletrônico com a solução Saúde Ambiental Digital (PSAm Digital), desenvolvida pela Assessoria de Projetos Estratégicos (APE) em parceria com a Secretaria de Saúde do Recife.

A solução foi desenvolvida pela Emprel e Secretaria de Saúde do Recife - Sesau, a partir de um desafio lançado pelo Prefeito do Recife, Geraldo Júlio, quando do início do surto de dengue na cidade. A Emprel comandou a articulação, patrocinou, conduziu e executou o projeto, que foi implantado no Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses e nos oito Distritos Sanitários da Diretoria Executiva de Vigilância em Saúde (DEVS) da Secretaria de Saúde.

O PSAm Digital conta com quatro módulos, um aplicativo móvel (App), um software na web para recepção e manutenção das vistorias, painel de indicadores que apresenta estatísticas, gráficos, planilhas e mapas retratando a realidade de proliferação de mosquitos na cidade e um serviço para gerenciamento dos dispositivos móveis em campo. A solução foi lançada em junho de 2018 pelo Prefeito Geraldo Julio e, atualmente, está em uso por 766 agentes de saúde da secretaria municipal do Recife.

“A equipe está de parabéns. Muito trabalho e dedicação, com o merecido reconhecimento nacional, sendo a única solução do Norte e Nordeste a figurar entre os finalistas do Prêmio e-Gov 2019”, comenta Homero Sampaio, Diretor de Projetos Especiais da Emprel.
O Prêmio será entregue durante o 47º Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública – SECOP, que será realizado em Brasília, de 25 a 27 de setembro, cujo tema é: “O Brasil Construindo o Estado Digital”. Os projetos finalistas, em ordem alfabética, são:

● INSS Digital – Uma Nova Forma de Atender | DF
● MG APP: Mobilidade na Prestação de Serviços Públicos no Estado de Minas Gerais | MG
● PIÁ – Paraná Inteligência Artificial | PR
● Programa de Saúde Ambiental Digital – Psam Digital | PE
● SEFAZ Virtual RS – Um Ecossistema Integrado | RS
● Sinaflor, Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais | DF
● SOS-Chuva (Sistema de Observação e Previsão de Tempo Severo) | SP

Dos 89 projetos inscritos, os sete finalistas irão receber o troféu do Prêmio e-Gov 2019 e o grande vencedor, que só será conhecido no primeiro dia do evento, receberá, adicionalmente, uma premiação de R$ 10 mil.

A equipe técnica do PSAm Digital da Emprel é composta pelo Gerente de Projetos e Product Owner Moisés Leal, pelos desenvolvedores Cristovão Wollieson, Silas Souza e Bruno Morais e pelo analista Arnaldo Pereira (testes e treinamentos); e conta com os apoios de Breno Alencar (CGP-Coordenador de Gestão de Projetos e Scrum Master da Equipe IDEA), Cristiane Gomes (arquitetura BI), Tarcísio Neves, na SEMOC (ArcGis), equipes da DII (infraestrutura e suporte), com os fornecedores Fábrica de Negócios (Painel de Indicadores), PickCells (Robôs com inteligência artificial), Imagem (Plataforma ArcGis) e Claro (Smartphones para o App da solução) e com os clientes na Secretaria de Saúde de Recife.