Fundação de Cultura Cidade do Recife

NOTÍCIAS

Cultura | 05.09.19 - 17h33

Cultura, passeio e ações ambientais marcam fim de semana

img_alt

Olha! Recife passeia pela diversidade cultural da cidade. Equipamentos culturais e ambientais têm programação para toda a família. (Foto: Marcos Pastich/PCR)

 

Os equipamentos ambientais da Prefeitura do Recife entram no clima do feriado que celebra o Dia da Independência do Brasil com oficinas de reutilização, caminhadas ecológicas, trilhas ambientais, contações de histórias, atividades de plantio, esquetes teatrais e pocket show.

A programação cultural já começa na sexta-feira (6), quando o MAMAM vai estender seu horário de atendimento ao público até as 20h, no encerramento das atividades da exposição “Por uma retórica canibal”, de Adriana Varejão.

O Museu da Cidade convida o público a passear pela história da cidade, visitando a exposição de longa duração “Cinco Pontas", que reúne achados arqueológicos, pinturas e documentos que mostram a importância da fortificação em diversos momentos históricos da capital pernambucana. O Olha! Recife faz tour pelo centro para mostrar as referências de diversos povos que passaram pela cidade.

 

CULTURA

 

Último dia de "Adriana Varejão - Por uma retórica canibal" no MAMAM

Programada para sair de cartaz no domingo (8), a exposição "Adriana Varejão - Por uma retórica canibal" teve o encerramento antecipado para esta sexta (6). A programação do derradeiro dia da exposição contará também com uma conversa com Luisa Duarte e Moacir dos Anjos, a partir das 18h. Em cartaz no museu desde 29 de junho, a mostra tem curadoria de Luisa Duarte e reúne 25 obras dos mais de 30 anos de trajetória da artista visual carioca Adriana Varejão

No sábado, o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães fecha por conta do feriado de 7 de setembro. No domingo, o Mamam estará fechado por conta de serviço de manutenção de energia elétrica, realizado pela Celpe no entorno. Portanto, o centro cultural estará fechado no dia 8, data antes prevista para o fim da exposição.

O título da exposição faz referência ao vínculo da obra de Adriana Varejão com a tradição barroca. A retórica é uma estratégia recorrente do barroco, sendo um procedimento que busca a persuasão. Se o método rendeu obras e discursos suntuosos e exuberantes, a favor da narrativa cristã e do projeto de colonização europeu, a retórica canibal, ao contrário, se apresenta como um contraprograma, uma contracatequese, uma contraconquista. A visitação é aberta e gratuita.


Adriana Varejão – Por uma retórica canibal

Visitação: Até 6 de setembro de 2019.

Das 12h às 18h.

Quanto: Gratuito

Classificação indicativa: Livre

Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães / MAMAM

Rua da Aurora, 265. Informações: (81) 3355-6870

 

Museu celebra 120 anos do pernambucano Murillo La Greca

 

Filho de um casal de imigrantes italianos, o pintor Murillo La Greca nasceu no dia 3 de agosto de 1899, na cidade de Palmares, região da Mata Sul de Pernambuco. Responsável por produzir obras importantes - a exemplo dos belos afrescos que ilustram a Basílica da Penha, no bairro de São José, no Recife -, ele também foi professor e um dos fundadores da Escola de Belas Artes de Pernambuco, que deu origem ao atual Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE.

Para comemorar os 120 anos do artista pernambucano, o museu que leva o nome dele montou a exposição “O que não é desenho?". A mostra de longa duração é focada nos desenhos produzidos por La Greca, e reúne 50 peças pertencentes ao acervo geral, formado por 1400 desenhos.

ATENÇÃO! O museu não abre neste sábado, devido ao feriado nacional de 7 de setembro.


Museu Murillo La Greca, Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti, 366, Parnamirim

Horário de visitação: Terça a sexta-feira, das 09 às 12h e das 14 às 17h

Sábados: 15h às 18h

Agendamento de visitas pelo e-mail: educativommlg@gmail.com

Informações: (81) 3355.3126

@MurilloLaGreca (Instagram) ou Museu Murillo La Greca (Facebook). 

 

Exposição "Cinco Pontas" no Museu da Cidade

 

No Museu da Cidade, localizado no Forte das Cinco Pontas, no Bairro de São José, a exposição "Cinco Pontas" está aberta à visitação gratuita aos sábados e domingos, reunindo achados arqueológicos, pinturas e documentos que mostram a importância da fortificação em diversos momentos históricos da capital pernambucana. Em quase 400 anos de existência, o local já foi base para navegadores, depósito, prisão e quartel militar.

Informações: (81) 3355-9540. Saiba mais: www.museudacidadedorecife.org .

  

 

Práticas sustentáveis e conscientização movimentam o Econúcleo Jaqueira e Jardim Botânico 


Econúcleo do Parque da Jaqueira convida os visitantes para começar a manhã do feriado (7) na Caminhada Ecológica “Trilha Selvagem”, às 9h30, conhecendo a boa convivência entre as árvores, seguida por uma  oficina de vermicompostagem. À tarde será de diversão, iniciando com a contação de história O Sapo e a Rosa às 14h e às 16h com oficina para ensinar o plantio de sementes de mudas em espaços como sementeiras.

No domingo (8), a sessão de meditação às 9h no Econúcleo promete conexão com a natureza e dá seguimento ao programa de atividades do espaço. Durante a tarde, o espaço externo do Econúcleo Jaqueira vai receber apresentação do espetáculo Folias, em um verdadeiro cortejo com grupos de cultura popular. 

Jardim Botânico também estará de portas abertas no feriado (7) com programação que aborda de forma criativa a defesa de uma sociedade sustentável e aliada ao desenvolvimento humano, assim como a qualidade de vida. Às 9h, haverá Caminhada Ecológica da Comadre Florzinha, mostrando como é possível cuidar da mata e dos animais, utilizando a história da personagem do folclore brasileiro.

No domingo, o Jardim Botânico abre as portas às 9h com a Caminhada Ecológica Trilha Selvagem  pelo espaço, um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica na cidade. Às 11h, o teatro de mamulengos conta a história A maior flor do mundo sobre um garoto que pula o muro de sua casa e sai em busca de novas aventuras.

 

Econúcleo Jaqueira 

 

Sábado (7)

9h - Apresentação do espaço sustentável com fantoche da turma Mangue e Tal
09h30 - Caminhada Ecológica “Trilha Selvagem” + oficina de vermicompostagem
11h - Pocket Show de Maricota: um show de minhoca
14h – O Meio que se conta: contação de histórias “O Sapo e a Rosa”
15h – Caminhada Ecológica “Trilha Selvagem”
16h – Oficina de plantio: o cantinho das sementes
17h - Encerramento 


Domingo (8)

Sesc – Projeto Transborda

9h - Meditação com o grupo Sahaja Yoga
10h – Oficina de plantio “Cantinho das Sementes”
11h – Oficina de criação de lápis com galhos secos 
14h – Abertura do Projeto Transborda
15h – Apresentação do Espetáculo Folias – Teatro de Bonecos (Adiel Luna/PE)
16h – Cortejo com Boi Quebra Coco da Xambá, Turma Mangue e Tal e Urso Mimoso de Arcoverde
17h - Encerramento 


Econúcleo Jaqueira

R. do Futuro, 959 - Jaqueira

De quinta à domingo, das 9h às 17h

Entrada gratuita

 

Jardim Botânico do Recife

 

Sábado (7)

9h - Caminhada Ecológica da Comadre Florzinha

10h – Tangram Ambiental

11h – Jogo das Palavras Ambientais

13h30 – Caminhada Ecológica - na trilha da biodiversidade

14h30 - Faz de conto: contação de histórias em Cordel

15h30 – Vivência ambiental musical “Mesa sonora”

16h – Encerramento 

 

Domingo (8) 

9h – Caminhada Ecológica: Trilha Selvagem

10h – Oficina de criação: repelente natural

11h – O Meio que se conta: “A maior flor do mundo”

13h30 – Caminhada Ecológica: Trilha Cega

14h30 - O Meio que se conta: contação de histórias “Ribe do Capibaribe”

15h - Cine Ambiental no Econúcleo

15h30 – Encerramento 

 

Jardim Botânico do Recife

BR ­232, km 7,5 - Curado

De terça a domingo, das 9h às 15h30

Entrada: gratuita

 

 

TURISMO E LAZER

 

Olha! Recife ressalta influência de diversos povos na capital

No domingo (8), o Olha! Recife realiza visita ao Centro do Recife para mostrar as referências de diversos povos que passaram pela cidade. Raízes que fazem diferença na história da cidade, na gastronomia e também na arquitetura.

Os participantes poderão conhecer alguns locais que guardam a memória da presença de diversos povos na cidade. Com saída da Praça do Arsenal, às 9h, o roteiro passará pela Rua do Bom Jesus, Ponte da Boa Vista, Estação Central do Metrô, Palácio do Campo das Princesas.

Os interessados podem se inscrever gratuitamente, a partir desta sexta-feira (6) pelo site www.olharecife.com.br. É solicitado que os participantes levem, no dia do passeio, leite em pó, que será doado para instituições de caridade.

 

SERVIÇO

Olha! Recife a pé (domingo)

Tema: Povos do Recife

Dia: 08/09

Hora: 09h

Saída: Praça do Arsenal (Posto de Informações Turísticas), Recife Antigo