NOTÍCIAS

Administração | 09.09.19 - 16h24

Prefeitura conclui com sucesso 13ª turma do Programa de Preparação para Aposentadoria

img_alt

Evento teve como tema "Relações Familiares" e foi comandado pela psicóloga e educadora física Patrícia Paes Barreto (Foto: Irandi Souza/PCR)

 

A Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas da Prefeitura do Recife concluiu, na manhã desta segunda-feira (9), no auditório Capiba (15ª andar do edifício-sede), a 13ª turma do Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA) dos servidores municipais. O evento teve como tema "Relações Familiares" e foi comandado pela psicóloga e educadora física Patrícia Paes Barreto, pós-graduada em gerontologia.

"É a primeira que vez que participo do PPA da Prefeitura do Recife. Gostei muito da motivação e da educação dos servidores participantes", ressaltou Patrícia, lembrando que o PPA é muito importante. “Trata-se de um programa direcionado a trabalhadores, que vem se popularizando cada vez mais, tanto entre empresas públicas, quanto privadas. É bom lembrar ainda que a iniciativa faz parte do Estatuto do Idoso", garantiu.

A coordenadora do PPA municipal, Luciana Nery, ressaltou que o programa possui sete módulos e envolve cerca de 30 servidores por turma. “Cada módulo tem um tema específico, como Desmistificando a aposentadoria, Empreendedorismo e Qualidade de vida, Envelhecimento saudável, entre outros", exemplificou. “Nosso objetivo é auxiliar o servidor nessa nova etapa de vida que é a aposentadoria, pois queremos que ele sofra o menor impacto possível e encare essa nova fase da vida de forma feliz e proveitosa", garantiu.

O PPA encerrado nesta segunda-feira foi o segundo realizado em 2019. O programa existe desde 2015 e foi criado pela atual gestão municipal. No dia 29 começa a terceira turma do ano, que vai prosseguir até dezembro. A musicista da Banda Sinfônica do Recife, Leonice Bezerra, elogiou a iniciativa. “Achei o PPA indispensável e fundamental para todos os servidores que estão próximos de se aposentar. No meu caso, eu havia solicitado a aposentadoria com medo de perder direitos devido às reformas em discussão. Mas o PPA me deu a tranquilidade que precisava e não vou me aposentar agora", frisou.

Já a professora Ana Cristina Wanderley, da rede municipal de ensino, vai se aposentar em outubro próximo, após 30 anos de serviço. "É um passo importante na vida e a gente acha que nunca está preparado. Mas o PPA me ajudou bastante a decidir, pois me mostrou novas informações e novos caminhos e passou a certeza de que a vida não vai parar com a aposentadoria, apenas vai recomeçar de uma maneira diferente", observou.