Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 10.09.19 - 19h08

Publicação infantil que trata do meio ambiente e do Rio Capibaribe inspira alunos a realizarem apresentações artísticas no Jardim do Baobá

As atividades serão promovidas nesta terça-feira(11), a partir das 14h, pelo Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores

Uma capivara que vive no Rio Capibaribe chamada Ribe, personagem principal de uma publicação infantil, serviu de inspiração para 62 estudantes das escolas municipais Novo Mangue e Nossa Senhora da Penha. Os alunos produziram apresentações culturais de música, dança e teatro, que serão mostradas, nesta quarta-feira (11), no Jardim do Baobá, entre 14h e 15h. A iniciativa é do Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores e Escola Ambiental Águas do Capibaribe, da Secretaria de Educação do Recife.

A simpática capivara Ribe é a personagem principal da publicação infantil. Ela vive junto com seus amigos no Rio Capibaribe. O personagem foi criado em 2014 como parte do Projeto Parque do Capibaribe. A ideia é aproximar o personagem e o rio das crianças, além de incentivar a educação ambiental de forma divertida.

De acordo com a Gerente de Formação de Leitores e Educação Ambiental, Martha Azevedo, mensalmente, o Manuel Bandeira realiza atividades externas com alunos de diversas escolas, envolvendo literatura, arte e meio ambiente. “Esse tipo de trabalho é preconizado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), quando trata de itens como a valorização das diversas manifestações artísticas e culturais”. Os alunos são acompanhados no passeio por professoras de bibliotecas que recebem formação do Programa.