Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 13.09.19 - 09h37

Estudantes da rede de ensino do Recife embarcam nesta sexta (13) para disputar a etapa nacional da Olimpíada Mundial de Robótica em São Paulo

img_alt

No total, 18 alunos viajam este ano para disputarem a etapa nacional de dois torneios de robótica. O Word Robot Olympiad acontece neste sábado (14) e a Olimpíada Brasileira de Robótica em outubro. (Foto: Divulgaçāo)

 

Estudantes da rede municipal de ensino do Recife embarcam, hoje (13), rumo a Guarulhos (SP) em mais uma competição de robótica. Desta vez, seis estudantes irão para a etapa nacional da Word Robot Olympiad (WRO), que será realizada no sábado 14/09, no Centro Universitário Eniac. Duas equipes vão disputar vaga para o mundial que será realizado em novembro deste ano na Hungria, nas categorias Junior High e Senior High.

A equipe formada por Edson Christiano dos Santos (13), Jamerson Kauan Nascimento (14) e Lorena Lopes (15) vai disputar a categoria Junior High e resolver desafios robóticos, exclusivamente com materiais LEGO. Eles representam as escolas municipais Hugo Gerdau e João XXIII. Já o time dos estudantes Cauã Vitor dos Santos (16), José Jonas da Cruz (17) e Gabriel da Silva (16) vai competir na categoria Senior High representando as escolas Hugo Gerdau e Padre Antônio Henrique.

"Existe a possibilidade desses jovens que estão competindo hoje, virarem professores, técnicos, ou ainda entrarem em alguma empresa e fazer com que outros jovens tenham a oportunidade de competir também no futuro”, afirmou Bernardo D´Almeida, secretário de Educação do Recife.

Com o tema “Cidades Inteligentes”, cada modalidade vai ter um desafio. A categoria Junior High vai encarar a missão da “Iluminação Inteligente”, que é projetar um robô que possa substituir lâmpadas antigas por lâmpadas inteligentes. O robô deverá tirar novas luzes inteligentes da área de armazenamento e as levar para diferentes ambientes (área vermelha, azul, amarela e verde) na construção. Além disso, o robô deverá encontrar as lâmpadas antigas e as levar para área de lixo. Dessa forma, o robô pode modernizar o sistema de iluminação da construção e ajudar a economizar energia.

Já para a categoria Senior High ficou a tarefa da “Rede Inteligente” que é criar um robô que modernize a rede dentro de uma cidade, instalando novos dispositivos de nó sem fio e estabelecendo uma rede ótica entre eles. Para as duas categorias, a primeira etapa da competição será a montagem do robô, construído na hora, onde os juízes vão avaliar se os alunos sabem montar o equipamento.

Os estudantes da rede municipal de ensino do Recife já participaram da competição em 2014, onde foram para a etapa nacional disputada em São Carlos (SP) e para o mundial na cidade de Sochi, na Rússia, como convidados. Já em 2018 três equipes disputaram a competição em Jundiaí – SP, e uma conquistou o quarto lugar.

OBR - Em outubro, mais 12 alunos das escolas municipais do Recife disputarão a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), entre os dias 22 e 26 de outubro, no Rio Grande do Sul. Divididos em três equipes, os estudantes conquistaram a vaga no início de setembro, na categoria Resgate, modelo proposto pela OBR. Os desafios do nível 1 foram vencidos pelas equipes das escolas municipais de Tempo Integral Pedro Augusto (equipe The Monsters) e Padre Antônio Henrique (equipe DMC Evolution), conquistando os dois primeiros lugares respectivamente. Os desafios do nível 2 foram vencidos pelas equipes da Unidade de Tecnologia e Cidadania do Cordeiro. O primeiro lugar ficou com a equipe Legião Robot e o segundo com a Fire Robot. A regra de classificação não aceita duas equipes da mesma escola. Sendo assim, o terceiro lugar ficou com a equipe Gadeget 727 (Sesi Goiana).