Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 13.09.19 - 10h48

PCR promove ações voltadas ao público LGBT no Mês da Diversidade na Saúde

img_alt

Atividades espalhadas por toda a cidade têm foco na promoção e prevenção em saúde da população LGBT (Foto: Ikamahã/PCR)

 

Até o fim deste mês de setembro, a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife promove uma série de atividades para celebrar o Mês da Diversidade na Saúde. Esta é a primeira edição do evento, que foi criado em uma parceria dos profissionais dos oito distritos sanitários com movimentos sociais. Com ações espalhadas por toda a cidade, a programação tem como objetivo acolher e orientar o público LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis), além de fortalecer a Política de Atenção Integral à Saúde da População LGBT que é desenvolvida no município.

Entre as ações programadas estão oficinas sobre gênero, sexualidade e saúde da população LGBT, além da participação de profissionais de saúde do munícipio durante a 18ª Parada da Diversidade de Pernambuco, em Boa Viagem, neste domingo (15), e na Parada da Diversidade do Recife, no bairro de Dois Unidos, que acontecerá no dia 22. Nestes eventos, serão feitas abordagens com os participantes sobre promoção e prevenção em saúde e também distribuição de materiais sobre redução de danos (álcool e outras drogas), além da divulgação dos Ambulatórios de Referência no Cuidado da População LGBT no município.

Outra atividade importante será a audiência pública no Ministério Público de Pernambuco, que acontecerá na tarde do dia 24 de setembro, e terá como tema principal a “Saúde da População LGBT Privada de Liberdade”.  Já nos dias 25 e 26, haverá Oficinas sobre Gerenciamento de Risco e Prevenção Combinada na Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena.

AMBULATÓRIO LBT - Voltado a lésbicas, bissexuais e transexuais, o ambulatório LBT funciona no Hospital da Mulher e tem, atualmente, cerca de 500 mulheres cadastradas. A mulher pode conhecer o serviço e ter acesso à entrevista social, sem necessidade de marcação prévia. Para isso, basta se dirigir ao HMR, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. O atendimento da Ginecologia acontece nas segundas e quartas-feiras. É importante lembrar que só são atendidas pacientes com SUS do Recife.

AMBULATÓRIO LGBT - Além do Ambulatório LBT do Hospital da Mulher, outro espaço de referência é o Ambulatório LGBT Patrícia Gomes, na Policlínica Lessa de Andrade. Aberto em 2017, o espaço da Prefeitura do Recife é o primeiro ligado à Atenção Básica em Pernambuco e tem o objetivo de promover a saúde integral de lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis.

De segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, os pacientes são assistidos por equipe multiprofissional formada por médico, enfermeiro, psicólogo, além de residentes do Programa Multiprofissional de Saúde da Família. O serviço oferece exames clínicos e processo transexualizador ambulatorial (hormonização), adequado à necessidade do usuário. No espaço, já foram feitos cerca de 1.500 atendimentos e, atualmente, 350 pacientes estão cadastrados.

CENTRO LGBT - O Centro LGBT é um espaço de promoção da cidadania e garantia de direitos de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais, habilitado a fornecer orientações sobre direitos humanos e prestar atendimento especializado a vítimas de discriminação e violência homofóbica. Implantado em 29 de agosto de 2014, é o primeiro Centro de Referência Municipal do Estado de Pernambuco.

Com equipe interdisciplinar, formada por agente de direitos humanos, psicólogo, advogado e assistente social, o equipamento tem mais de mil usuários cadastrados e realizou mais de cinco mil atendimentos. O Centro LGBT funciona na Rua dos Médicis, nº 86, no bairro da Boa Vista, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Os telefones de lá são 3355-3456.

 

PROGRAMAÇÃO DO MÊS DA DIVERSIDADE NA SAÚDE


DATA

LOCAL

HORÁRIO

ATIVIDADE

13/09

AVENIDA MANOEL BORBA

20h

ABORDAGEM COM O PÚBLICO LGBT SOBRE PROMOÇÃO E PREVENÇÃO EM SAÚDE

15/09

PARQUE DONA LINDU

09h

ABORDAGEM COM O PÚBLICO LGBT SOBRE PROMOÇÃO E PREVENÇÃO EM SAÚDE NA 18º PARADA DA DIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

16/09

PROJETO ATITUDE – CAMPO GRANDE

08h

OFICINA SOBRE GÊNERO, SEXUALIDADE E SAÚDE DA POPULAÇÃO LGBT

16/09

CAPS ZALDO ROCHA

14h

OFICINA SOBRE GÊNERO, SEXUALIDADE E SAÚDE DA POPULAÇÃO LGBT

18/09

CAPS BOA VISTA

10h

OFICINA SOBRE GÊNERO, SEXUALIDADE E SAÚDE DA POPULAÇÃO LGBT

18/09

UPINHA DO CHIÉ

14h

OFICINA SOBRE GÊNERO, SEXUALIDADE E SAÚDE DA POPULAÇÃO LGBT

19/09

CENTRO COMUNITÁRIO DO CHIÉ

18h

OFICINA SOBRE GÊNERO, SEXUALIDADE E SAÚDE DA POPULAÇÃO LGBT

20/09

UNIBRA

13h

GT DE VIOLÊNCIA AUTORPOVOCADA E POPULAÇÃO LGBT: SEMINÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE SOBRE VIOLÊNCIA AUTOPROVOCADA

22/09

PARADA DA DIVERSIDADE DO RECIFE – DOIS UNIDOS

15h

ABORDAGEM COM O PÚBLICO LGBT SOBRE PROMOÇÃO E PREVENÇÃO EM SAÚDE

23/09

USF LUIZ WILSON

14h

OFICINA SOBRE GÊNERO, SEXUALIDADE E SAÚDE DA POPULAÇÃO LGBT

24/09

MINISTÉRIO PÚBLICO DE PERNAMBUCO

14h

AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE SAÚDE DA POPULAÇÃO LGBT PRIVADA DE LIBERDADE

25/09

AUDITÓRIO DA POLICLINICA LESSA DE ANDRADE

9h

OFICINA SOBRE GERENCIAMENTO DE RISCO E PREVENÇÃO COMBINADA PARA A POPULAÇÃO DE GAYS E HSH

26/09

CENTRO LGBT

9h

OFICINA SOBRE GERENCIAMENTO DE RISCO E PREVENÇÃO COMBINADA PARA A POPULAÇÃO DE GAYS E HSH