Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 13.09.19 - 16h23

PCR vacina cães e gatos da Zona Oeste e do Centro do Recife neste sábado (14)

img_alt

Neste sábado (14), a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal do Recife vai contemplar os animais dos distritos sanitários 1, 4 e 5. No dia 21, será a vez da Zona Sul (Foto: Cortesia)

 

A Prefeitura do Recife dará continuidade à Campanha de Vacinação Antirrábica Animal 2019 neste sábado (14). Este ano, a ação de imunização está dividida em três sábados, por áreas. Depois de vacinar mais de 56 mil cães e gatos da Zona Norte da cidade no primeiro dia da campanha, no último dia 24, será a vez de a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife imunizar gratuitamente os animais da Zona Oeste e do Centro da Cidade (distritos 1, 4 e 5). Já no próximo dia 21, serão contemplados os caninos e felinos da Zona Sul da capital (distritos 6 e 8).

Entre os 135 pontos de vacinação deste sábado estão o Parque 13 de Maio, o Sesc de Santo Amaro, a Praça Maciel Pinheiro, a Policlínica Gouveia de Barros, no Pátio de Santa Cruz; a Igreja de Santa Luzia, na Torre; a Praça da Avenida Beira Rio, o Mercado da Madalena, o Hospital Veterinário, no Cordeiro; a Exposição de Animais, o Centro Social Bidu Krause e a Estação Coqueiral. A lista completa com os novos pontos de vacinação está DIPOSNÍVEL AQUI.

A meta é vacinar cerca de 180 mil animais na capital pernambucana, nos três sábados. No primeiro dia do cronograma, cerca de 200 postos volantes foram montados nos distritos sanitários 2, 3 e 7, beneficiando 56.718 animais - 42.480 caninos e 14.238 felinos. Em 2018, a Sesau Recife vacinou mais de 132 mil cães e 55 mil gatos.

Segundo o gerente de Vigilância Ambiental do Recife, Jurandir Almeida, a raiva é uma zoonose (doença que pode ser transmitida dos animais ao ser humano ) muito grave, que é quase 100% letal tanto para as pessoas quanto para os animais que têm seu sistema nervoso central afetado.  “A campanha é garantida pelo SUS porque o objetivo é atingir o ciclo humano. Se continuarmos mantendo alta a cobertura vacinal de cães e gatos, garantimos a proteção da saúde dos animais e das pessoas. Mesmo que um morcego infectado pegue um gato, por exemplo, como aconteceu em 2017, o felino não será contaminado se estiver vacinado”, explicou Jurandir, que é veterinário e reforçou que os animais devem tomar a vacina antirrábica todo ano.

Estão envolvidas nos três dias de campanha mais de 1.200 pessoas, entre profissionais da Secretaria de Saúde do Recife e voluntários, que foram capacitados em agosto. Nos treinamentos, foram abordados temas como aspectos epidemiológicos da raiva, conservação das vacinas, aspectos imunológicos nos animais, biossegurança para os envolvidos na vacinação e métodos de contenção segura de cães e gatos.

Durante o resto do ano, fora do período de campanha, os moradores do Recife podem vacinar cães e gatos contra a raiva no Centro de Vigilância Ambiental (CVA), em Peixinhos, e no Hospital Veterinário do Recife, no Cordeiro, além dos postos fixos localizados nas sedes dos oito distritos sanitários. Moradores de outros municípios devem procurar as Secretarias de Saúde de suas cidades.

CONSULTE OS LOCAIS DE VACINAÇÃO AQUI