Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 15.09.19 - 12h10

PCR vacina 115 mil cães e gatos em dois dias de vacinação contra raiva

img_alt

A Campanha de Vacinação Antirrábica Animal se encerra no próximo sábado (21), com a imunização dos animais da Zona Sul do Recife (Foto: Cortesia)

 

A Prefeitura do Recife vacinou 115 mil cachorros e gatos nos dos primeiros dias da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal 2019. Somente nesse sábado (15), segundo dia da ação, a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife imunizou mais de 57 mil cães e gatos da Zona Oeste e do Centro da cidade. A campanha, que este ano foi dividida em três dias, por áreas, se encerra no próximo sábado (21), quando o alvo serão os animais da Zona Sul do Recife (distritos 6 e 8).

Nesse sábado (15), mais de 135 postos volantes foram montados nos distritos sanitários 1, 4 e 5, beneficiando 39.616 cachorros e 18.076  gatos, totalizando 57.692 animais vacinados no Centro do Recife e na Zona Oeste da capital pernambucana. Já no primeiro dia do cronograma (24/08), cerca de 200 postos volantes foram montados nos distritos sanitários 2, 3 e 7, beneficiando 56.718 animais da Zona Norte do Recife.

A lista completa com os próximos pontos de vacinação será divulgada no site da Prefeitura do Recife (www.recife.pe.gov.br), até a sexta-feira (20). A meta da Vigilância Ambiental do Recife é vacinar um total de 180 mil animais na capital pernambucana. Em 2018, a Sesau Recife vacinou mais de 132 mil cães e 55 mil gatos.

A raiva é uma zoonose (doença que pode ser transmitida dos animais ao ser humano) muito grave, que é quase 100% letal tanto para as pessoas quanto para os animais que têm seu sistema nervoso central afetado.  A campanha é garantida pelo SUS porque o objetivo é atingir o ciclo humano. Os animais precisam tomar a vacina antirrábica todo ano para garantir a proteção deles e, consequentemente, da população humana.

Durante o resto do ano, fora do período de campanha, os moradores do Recife podem vacinar cães e gatos contra a raiva no Centro de Vigilância Ambiental (CVA), em Peixinhos, e no Hospital Veterinário do Recife, no Cordeiro, além dos postos fixos localizados nas sedes dos oito distritos sanitários. Moradores de outros municípios devem procurar as Secretarias de Saúde de suas cidades.