Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Mobilidade | 17.09.19 - 14h04

Prefeitura implanta nova Zona 30 na Ilha do Leite, com espaços mais seguros para pedestres e ciclistas

img_alt

A intervenção viária da CTTU se baseia no conceito de trânsito calmo, que visa garantir um trânsito mais seguro por meio da valorização da mobilidade consciente (Foto: Inaldo Lins/PCR)

CONSULTE O MAPA AQUI

CONSULTE A ROTA CICLOVIÁRIA AQUI

Prioridade para a mobilidade sustentável, com travessias mais seguras, redução de velocidade regulamentada, rotatividade nos estacionamentos e rotas compartilhadas com ciclistas: tudo isso será contemplado pelo novo projeto da Prefeitura do Recife, implantado pela Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc), por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). As intervenções fazem parte da nova Zona 30, já em fase de implantação na Ilha do Leite, e também das ações municipais em alusão a Semana Nacional de Trânsito, cujo tema é "No trânsito, o sentido é a vida". Nesta quarta-feira (18), os artistas educadores da Trupe da CTTU estarão na área para interagir com a população e propagar a mobilidade consciente e respeito mútuo no trânsito.

A intervenção viária da CTTU consiste na implantação de um conjunto de medidas com o objetivo de aumentar a segurança dos pedestres e ciclistas, numa área de aproximadamente 1.090 m², que compreende as ruas General Joaquim Inácio, Francisco Alves, Senador José Henrique, Estado de Israel e a pista local da Avenida Governador Agamenon Magalhães, na llha do Leite. O projeto se baseia no conceito de trânsito calmo, que visa garantir um trânsito mais seguro por meio da valorização da mobilidade consciente. Metodologias como essas já são adotadas em trânsitos de cidades como Nova Iorque  e Cidade do México.

As vias contempladas no polígono passarão a contar com ciclorrotas, ou seja, espaços compartilhados entre veículos motorizados e ciclistas. Para isso, a velocidade regulamentada nessas ruas será reduzida para 30 km/h, tornando-se, assim, a nova Zona 30 da cidade - a primeira está no Bairro do Recife. As rotas farão parte da Rota Cicloviária Ilha do Leite, cuja conclusão está prevista para o fim de setembro, e que terá início com a ciclofaixa na Rua Francisco Alves, a partir da Rua dos Coelhos, seguindo pela Rua Praça Miguel de Cervantes e Rua Antônio Gomes de Freitas, até se conectar com as ciclorrotas das ruas Senador José Henrique, Jornalista Fernando Chacon, Estado de Israel, Elvira Carreira de Oliveira e Frei Matias Teves. Ao todo, a Rota Cicloviária Ilha do Leite terá 2,4 km de extensão. Com isso, o Recife passará a contar com 86,9 km extensão de malha cicloviária permanente. As novas rotas seguem diretrizes do Plano Diretor Cicloviário (PDC), construído e aprovado em parceria com o Governo do Estado, a Prefeitura do Recife e sociedade civil organizada.  

A redução de velocidade regulamentada também vai melhorar o deslocamento dos pedestres. A localidade, que abriga vários polos médicos e hospitalares, recebe diversas pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. Outra intervenção especialmente para esse público serão os refúgios de pedestres, que vão garantir travessias mais seguras. O projeto piloto dos refúgios consiste em um redesenho nas interseções das vias, aproveitando o espaço da calha viária, para ampliação das áreas seguras. Esses equipamentos são intervenções de urbanismo tátil que ampliam as calçadas na altura das travessias e, além de encurtar a largura da via, diminuindo o tempo de travessia do pedestre, obriga o veículo a reduzir a velocidade durante a curva. Ao todo, neste polígono, serão mais 24 travessias seguras, sendo 12 delas com o desenho do refúgio e as demais serão contempladas com faixas de pedestres elevadas, futuramente implantadas pela Emlurb.

A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, destaca que essa iniciativa é importante para promover a cultura do respeito e da gentileza no trânsito. “Uma gestão que prioriza o transporte coletivo, aumenta o espaço dos pedestres e proporciona meios para segurança dos ciclistas, demonstra que a prioridade é a mobilidade das pessoas e não dos veículos: precisamos criar espaços urbanos inclusivos, a fim de que os diversos modais tenham direito a uma mobilidade igualmente segura ”, diz a gestora e complementa: “Com essa intervenção, esperamos ter um impacto de transformação nessa área e em toda a cidade, com condutores preocupados em proteger o ciclista e o pedestre, como estabelece o próprio Código de Trânsito Brasileiro (CTB)”.

Ainda será implantada, a partir desta terça-feira (17), uma mudança de circulação na localidade. A Rua Jornalista Trajano Chacon terá o sentido invertido no trecho entre as avenidas Frei Matias Teves e Governador Agamenon Magalhães. O condutor que segue pela Avenida Frei Matias Teves e deseja ir para a Avenida Governador Agamenon Magalhães deverá acessar a Rua Senador José Henrique. A mudança tem o objetivo de diminuir o conflito que existe no acesso à pista local da Avenida Governador Agamenon Magalhães.

As vagas de estacionamento em área pública já regulamentadas continuarão nos mesmos espaços, mas agora, para garantir a rotatividade, haverá a implantação de vagas de Zona Azul. O estacionamento rotativo entrará em vigor a partir do dia 23 de setembro, conforme a conclusão dos serviços de sinalização da área de Trânsito Calmo.

SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO - Essa e outras ações da CTTU fazem parte de um cronograma de intervenções que o órgão entrega à cidade em alusão à Semana Nacional do Trânsito de 2019, que traz como tema "No trânsito, o sentido é a vida". Serão realizadas várias atividades que envolvem diversos setores da CTTU - engenharia de trânsito, fiscalização, educação - empenhados na promoção de uma mobilidade consciente e sustentável, que respeite, principalmente, os pedestres e tenha espaço para os diversos modais. Durante os dias 18 e 25 de setembro, equipes da CTTU visitarão escolas para atividades educativas sobre o trânsito, farão orientações nos principais corredores viários da cidade sobre segurança viária, entre outras atividades.