Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 18.09.19 - 11h43

Recife lidera conclamação para a Mobilização Global pelo Clima

Presidente do ICLEI na América do Sul, prefeito Geraldo Julio convidou as 75 cidades signatárias para promover ações na sexta (20). Em Recife, haverá ações como plantio de árvores e estudantes formarão letreiro humano para sensibilizar população sobre mudanças climáticas

 

Recife é uma das cidades que vem intensificando os esforços para responder ao desafio das mudanças climáticas. A capital pernambucana está entre as sete cidades brasileiras que têm políticas climáticas com leis específicas de mitigação e/ou adaptação às mudanças climáticas. Na próxima sexta-feira (20), a cidade se engaja no movimento internacional “Mobilização Global Pelo Clima”. A ação acontecerá em 125 países e milhares de pessoas irão às ruas para sensibilizar a sociedade sobre a emergência do assunto.

Presidente para a America do Sul do ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade, o prefeito Geraldo Julio convocou as 75 cidades signatárias no continente para aderirem a ação. Na capital pernambucana a programação começa na sexta-feira (20), às 9h, com um plantio de 28 mudas no bairro Engenho do Meio para celebrar o Dia da Árvore comemorado em 21 de setembro. Na ocasião, serão plantadas espécies de ipê-rosa; pau-ferro; sibipiruna e sabonete com ajuda da comunidade, da Associação Amigos do Bairro e em parceria com a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb). Alunos da Escola Municipal Engenho do Meio também estarão presentes acompanhando toda ação e aprendendo mais sobre a importância da preservação das árvores e proteção do meio ambiente.

A partir das 9h30, os olhos estarão voltados para a Praça da República, em Santo Antônio. No local, 450 crianças da rede de ensino do Recife irão participar de uma série de ações que culminará na formação de um painel humano em que, juntos, eles serão dispostos em pé ao lado uns dos outros de maneira a construir a frase ‘Salve o Planeta’, cujo registro será feito de forma aérea. Também na Praça da República haverá uma exposição fotográfica de registros feitos pelos estudantes para a mostra da biodiversidade do Recife, apresentação de RAP com a temática do mangue e assinatura de convênio com a SERTA, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que promoverá capacitação de professores e sensibilização de estudantes da rede para a mudança de comportamentos em relação ao meio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável.

Às 10h, no Centro de Convivência do Jardim Botânico do Recife, acontecerá uma Mesa Redonda, com o tema: Recife Resiliente – Trilhando caminhos à luz do ODS 13. O evento é gratuito e aberto ao público, mas com vagas limitadas e com a necessidade de inscrição prévia até a quinta-feira (19), às 14h, através do email: meioambiente.imprensa@recife.pe.gov.br. O interessado deve informar nome completo; RG ou CPF. A Mesa será mediada por Luiz Gustavo Pinto, Gestor de Unidade de Arborização Urbana da SMAS e composta pelo professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Frabrizio Listo; Francis Lacerda, meteorologista do IPA; Everaldo Marques de Lima Neto, professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, José Neves Filho.

Sobre a Mobilização Global Pelo Clima – A mobilização que acontecerá no dia 20 de setembro em defesa do ambiente está sendo convocada em 125 países, por milhares de organizações, redes internacionais, coletivos locais, grupos de cidadãos, entre outros. Presidente do ICLEI na América do Sul, o prefeito Geraldo Julio enviou comunicado para 75 cidades signatárias da rede para que promovam ações que chamem atenção para o aquecimento do planeta

As “greves” pelo clima são um fenômeno recente e em rápida expansão. Um movimento precursor ocorreu às vésperas da Conferência sobre o Clima em Paris, em novembro de 2015. Em mais de cem países, cerca de 50 mil pessoas foram às ruas, defendendo bandeiras que articulavam o ambiental com o social. Havia, então, três reivindicações básicas: redução drástica do uso de combustíveis fósseis, desenvolvimento de fontes energéticas alternativas e garantia dos direitos dos refugiados climáticos. Porém, em 2018, foi desencadeada uma nova cena por uma garota sueca chamada Greta Thumberg, então com 15 anos. Em agosto do ano passado, Greta iniciou um protesto pessoal. Durante as três semanas que precederam as eleições legislativas de seu país, ela dirigiu-se todos os dias ao Parlamento, no horário de aulas, portando um cartaz onde se lia “greve estudantil pelo clima”. Passado o pleito, anunciou que manteria a ação todas as sextas-feiras, e denominou-as Fridays for Future.

 

Serviço: Mobilização Global pelo Clima

Plantio - 28 mudas

Local: Rua Governador Lopo Garro, bairro Engenho do Meio

Hora: 09h

Dia: sexta-feira (20)

 

Mobilização de estudantes da rede municipal com formação de letreiro humano

Local – Praça da República

Hora – 9h30 às 11h30

Ações – Exposição fotográfica com registros feitois pelos estudantes acerca do meio ambiente, apresentação de RAP com a temática do mangue, formação de letreiro humano com a frase ‘SALVE O CLIMA’ e assinatura de convênio com a SERTA

 

Mesa Redonda - Recife Resiliente – Trilhando caminhos à luz do ODS 13.

Local: Centro de Convivência do Jardim Botânico do Recife - BR 232, km 7,5 -

Curado

Hora: 10h

Inscrição: meioambiente.imprensa@recife.pe.gov.br até às 14h da quinta-feira

(19).

 

Dia: Sexta-feira (20)