Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Mobilidade | 18.09.19 - 16h56

CTTU foca na mobilidade consciente durante a Semana Nacional do Trânsito de 2019

img_alt

Programação do Recife terá atividades de 18 a 30 de setembro e trará ações educativas de respeito aos pedestres e aos ciclistas. (Foto: Cortesia)

 

A partir desta quarta-feira (18), o Recife receberá diversas ações voltadas para mobilidade sustentável dentro da Semana Nacional do Trânsito. Neste ano, o tema é "No trânsito, o sentido é a vida" e a Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), promoverá atividades que fomentam a segurança viária do pedestre e do ciclista, que são os atores mais vulneráveis no trânsito. A programação, que segue até a segunda-feira (30), inclui ações nas escolas municipais, particulares e em vias do Recife, assim como intervenções viárias. A programação foi elaborada de forma integrada por diversas equipes da CTTU, como educação, fiscalização e engenharia de trânsito.

A abertura da programação aconteceu nesta quarta-feira (18), com ação educativa realizada na Zona 30 da Ilha do Leite, um projeto cujo objetivo é garantir a segurança viária de pedestres e ciclistas no local, por meio da diminuição da velocidade regulamentada, implantação de travessias mais seguras e ciclorrotas por toda a área contemplada. Na ocasião, a Trupe da CTTU foi destacada para interagir com pedestres e condutores e propagar a mobilidade consciente e respeito mútuo no trânsito.

Na quinta-feira (19), acontecerá uma ação educativa com a Trupe da CTTU na Avenida Cruz Cabugá, em frente ao Colégio Ginásio Pernambucano. Esta via teve sinalização recentemente implantada com a inclusão de refúgios para pedestres nos mesmos modelos dos utilizados na Avenida Conde da Boa Vista. Os refúgios são pintados no chão da pista na cor verde para sinalizar um espaço separado para os pedestres, garantindo uma travessia mais segura.

Outras ações educativas acontecerão até o fim do mês, tanto nas vias do Recife, como em escolas das redes municipal e particular. A CTTU fará uso da Revista Coquetel, feita especificamente com a temática de trânsito para crianças até 12 anos. Na terça-feira (24), entretanto, é a CTTU quem receberá a visita dos estudantes: crianças da Rede Municipal de Ensino do Recife visitarão a sede do órgão para participar de atividades lúdicas e conhecer o trabalho dos agentes de trânsito.  

A chefe da Divisão de Educação para o Trânsito da CTTU, Daniele Monteiro, destaca a necessidade de trabalhar com a população o conceito de mobilidade consciente. "As ações educativas da CTTU se propõem a trazer à tona a responsabilidade de todos os atores envolvidos no trânsito, para que eles reflitam sobre suas responsabilidades e, juntos, compartilhem o espaço viário com mais segurança e harmonia", explica.  

A SEMANA - A Semana Nacional do Trânsito é uma comemoração anual, que acontece sempre entre os dias 18 e 25 de setembro. A data foi estabelecida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), com o objetivo de mobilizar o país na causa da segurança das pessoas no trânsito. A programação é caracterizada por uma série de eventos e ações educativas promovidas por todos os órgãos e entidades que integram o Sistema Nacional de Trânsito.