Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 22.09.19 - 08h25

PCR encerra Campanha de Vacinação Antirrábica com mais de 156 mil cães e gatos imunizados

img_alt

A ação este ano foi dividida em três dias, por áreas. No total, foram vacinados mais de 111 mil cães e quase 45 mil gatos no Recife (Foto: Cortesia)


A Prefeitura do Recife encerrou a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal 2019 com mais de 156 mil cachorros e gatos imunizados nos três dias da ação. Somente nesse sábado (21), a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife vacinou mais de 40 mil cães e gatos da Zona Sul da cidade (distritos sanitários 6 e 8). A campanha este ano foi dividida em três dias, por áreas. No total, foram imunizados mai de 111 mil cães e quase 45 mil gatos.

Durante o resto do ano, fora do período de campanha, os moradores do Recife podem vacinar cães e gatos contra a raiva no Centro de Vigilância Ambiental (CVA), em Peixinhos, e no Hospital Veterinário do Recife, no Cordeiro, além dos postos fixos localizados nas sedes dos oito distritos sanitários. Moradores de outros municípios devem procurar as Secretarias de Saúde de suas cidades. 

A raiva é uma zoonose (doença que pode ser transmitida dos animais ao ser humano) muito grave, que é quase 100% letal tanto para as pessoas quanto para os animais que têm seu sistema nervoso central afetado.  A campanha é garantida pelo SUS porque o objetivo é atingir o ciclo humano. Os animais precisam tomar a vacina antirrábica todo ano para garantir a proteção deles e, consequentemente, da população humana.