Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 23.09.19 - 18h36

PCR promove Feira de Cidadania no Ibura em alusão ao Dia Internacional da Paz

Serão ofertados serviços para orientação de mediação de conflitos.

Nesta terça-feira (24), da 8h as 12h, No Núcleo de Mediação de Conflitos do Ibura de Baixo (Rua Dermeval Lobão, n° 369), profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Política Sobre Drogas e Direitos Humanos (SDSJPSDDH) e organizações parceiras vão prestar orientações à população local sobre a prevenção de casos da comunidade que possam gerar violência. A ação faz parte das atividades comemorativas em alusão ao Dia Internacional da Paz, 21 de setembro. À tarde, das 14h às 16h, no Ibura de cima (Rua Sargento Virgilio, n°92), será realizada uma palestra sobre empreendedorismo para 50 mulheres da localidade. 
 
Até a próxima quinta-feira (27), várias atividades serão promovidas, com a principal proposta de divulgar os serviços de Prevenção e Mediação de Conflitos Comunitárias existentes na Cidade do Recife. Ao todo são sete núcleos de mediação de conflitos comunitários espalhados pela cidade, implantados pelo Governo o Estado e acompanhados pela PCR, onde as pessoas podem procurar ajuda para audiências de mediação com a proposta de prevenir possíveis conflitos. Desde a sexta-feira (20), as equipes promovem ação para prevenir a violência, a exemplo de palestras sobre a luta contra o feminicídio. 
 
O diálogo é utilizado como metodologia em busca de uma solução de casos como ameaça, calúnia, injúria, difamação, pensão alimentícia, cobrança indevida, entre outras situações. A atuação da Equipe de Prevenção e Mediação de Conflitos Comunitária está fundamentada no Decreto Municipal nº 29.911 de 05 de Setembro de 2016, que estabelece a estrutura e regula as atividades do Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves (CRDH-MA), no Município do Recife. 
 
Dia Internacional da Paz - Esta é uma iniciativa mundial que foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas em 1981 e foi comemorada pela primeira vez em setembro de 1982, com objetivo de levar as pessoas a sensibilizarem-se para a necessidade da paz no mundo.  Desde então são promovidas ações que tenham como resultado o fim dos conflitos entre povos e a consagração da paz mundial. 
 
 
Programação: 
 
24/09/2019 – FEIRA DE CIDADANIA E SERVIÇOS COMUNITÁRIOS
Local: Núcleo de Mediação de Conflitos de Ibura de Baixo
Rua Demerval Lobão, 369 – Ibura de Baixo – Recife/PE
Horário: 8h às 12h
Descrição da Ação: A ação visa sensibilizar a comunidade sobre a importância e os serviços oferecidos pelos Núcleos de Mediação, na perspectiva do acolhimento, encaminhamento e o referenciamento dos serviços de Prevenção e Mediação de Conflitos existentes na Cidade do Recife, em prol da garantia dos direitos conhecendo e exercendo a sua cidadania. Trata-se de uma ação relacionada ao Programa Direitos Humanos nos Bairros, como objetivo de valorizar a cidadania, proporcionar momentos de lazer, bem-estar e entretenimento e cuidado com a comunidade
 
24/09/2019 – PALESTRA SOBRE EMPREENDEDORISMO PARA MULHERES
Local: Núcleo de Mediação de Conflitos de Ibura de Cima
Rua Sargento Virgilio, 92 – Ibura de Cima – Recife/PE
Horário:14 às 16h
Descrição da Ação: sensibilização comunitária sobre temática especifica, com demanda oriunda da comunidade.
 
 
27/09/2019–  VIVENCIAR DIA DO MEDIADOR DE CONFLITOS COMUNITÁRIO
Local: Clube  Sindsprev
Horário:10 às 16hs
Descrição da Ação: Ação com objetivo de proporcionar um momento de diversão e lazer para os mediadores de conflitos comunitários que fazem parte dos núcleos de mediação de conflitos acompanhados pela Equipe de Prevenção e Mediação de Conflitos Comunitária. (Atividades de lazer, cuidado e bem estar) Espaço com Piscina, recreação, atividades lúdicas e de autocuidado.