Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 24.09.19 - 11h29

Frei Caneca FM oferece oficinas de rádio e direitos humanos no REC’n’Play

img_alt

As inscrições para as atividades são gratuitas e podem ser feitas pela internet (Foto: Cortesia)

 

Entre os dias 2 e 5 de outubro, o Bairro do Recife fervilha com mais uma edição do festival REC’n’Play, e a Frei Caneca FM marca presença no evento, pelo segundo ano consecutivo, com atividades de formação voltadas para estudantes e profissionais da área da comunicação social. Serão duas oficinas, ambas no dia 03 de outubro: às 10h, "Montando Programação de Rádio", e às 16h45, "Linguagem para Comunicação Pública". A participação é gratuita e os interessados devem inscrever-se previamente através deste formulário http://bit.ly/FCFMRecNPlay2019.

A primeira oficina inicia às 10h, no Estúdio Oráculo, no Paço do Frevo, com o radialista, DJ e gerente de Programação da Frei Caneca FM, Patrick Torquato, que irá abordar os direcionamentos necessários para a montagem da grade de programação de uma rádio, com reflexões sobre questões como seleção musical, estilo, diversidade de vozes e representatividade.

A proposta da atividade é demonstrar como pensar a grade a partir de um bloco musical, até sua composição completa, incluindo a conexão entre todos os programas da emissora.

Depois, às 16h45, também no Paço do Frevo (na Sala Capiba), será ministrada a oficina Linguagem para Comunicação Pública, fruto de uma parceria com a Auçuba - Comunicação e Educação. A iniciativa pretende contribuir para o contato de formadores de opinião e produtores de conteúdo com uma linguagem mais comprometida com os direitos humanos, tema tão caro à Comunicação Pública.

O encontro será conduzido por Paula Basso, comunicadora social com ênfase em rádio, TV e internet, que atua desde 2012 como produtora  e educadora social junto à ONG Auçuba, na promoção e garantia dos direitos de crianças, adolescentes e jovens; e por Tarcísio Camelo, jornalista e comunicador da Auçuba e da Releitura – Bibliotecas Comunitárias em Rede, educador social, atua na produção de conteúdos documentais e ficcionais e na incidência política para comunicação comunitária, comunicação pública e independente, desde 2007. 

As atividades são voltadas para estudantes de comunicação, radialistas, formadores de opinião, produtores de conteúdo e interessados.

 

Sobre a Frei Caneca FM

 

É a primeira emissora pública da história do Brasil a entrar no ar com participação popular e diálogo, processo que garante a transparência e o caráter público da rádio. A Frei Caneca FM é ligada à Secretaria de Cultura do Recife e à Fundação de Cultura Cidade do Recife. www.freicanecafm.org

 

Serviço:

Oficina "Montando programação de rádio", com Patrick Torquato (Frei Caneca FM)

Quando: 3 de outubro (quinta-feira)

Horário: 10h às 12h45

Vagas: 40 vagas

Local: Paço do Frevo (Estúdio Oráculo), que fica na Rua da Guia, s/n, Recife Antigo

Público: Estudantes de comunicação, radialistas, produtores de conteúdo e interessados.

Inscrições: http://bit.ly/FCFMRecNPlay2019

Atividade Gratuita

 

Oficina "Linguagem para Comunicação Pública", com Paula Basso e Tarcísio Camelo, do Auçuba - Comunicação e Educação

Quando: 3 de outubro (quinta-feira)

Horário: 16h45 às 18h45

Vagas: 40 vagas

Local: Paço do Frevo (Sala Capiba), que fica na Rua da Guia, s/n, Recife Antigo

Público: Estudantes de comunicação, formadores de opinião, produtores de conteúdo e interessados.

Inscrições: http://bit.ly/FCFMRecNPlay2019

Atividade Gratuita