Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Esportes | 24.09.19 - 15h39

Disputas do Recife Bom de Bola seguem com 23 jogos durante a semana

img_alt

Maior campeonato de várzea do mundo promove a inclusão social e a integração entre as comunidades (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

O Recife Bom de Bola terá 23 jogos pela categoria Aberto, desta terça (24) até a sexta-feira (27). As disputas do maior campeonato de várzea do mundo acontecem, durante a semana, nos campos da União da Macaxeira, Campina do Barreto, Bueirão, Roda de Fogo e Barro.  A competição acontece até o dia 15 de dezembro, promovendo a inclusão social e a integração entre as comunidades por meio do esporte. O torneio de futebol de campo tem sete categorias (Aberto, Veterano, Sub-11, Sub-13, Sub-15, Sub-17 e Feminino), com cerca de 13 mil atletas inscritos.

Em 2019, o Recife Bom de Bola bateu recorde de inscrições e tem 609 equipes participantes, sendo 490 no futebol de campo e 119 no futsal, totalizando mais de 14 mil atletas. A competição é realizada em duas etapas nas categorias Sub-15, Sub-17 e Aberto Masculino; na primeira fase, a disputa acontece nas respectivas RPAs, passando o campeão de cada região e as duas equipes com melhores índices técnicos para a fase final, disputada por oito times. Todos os campeões e vices das sete categorias receberão troféus e medalhas, enquanto que os terceiros colocados de cada categoria receberão medalhas.

A disputa do futsal é uma das grandes novidades da disputa neste ano, atendendo a uma antiga reivindicação da comunidade esportiva, numa parceria entre a PCR e a Federação Pernambucana de Futsal (FPFS). Além disso, pela primeira vez haverá premiação em dinheiro para o futebol de campo, que distribuirá um total de R$ 20 mil em prêmios para as sete categorias (Aberto, Veterano, Sub-11, Sub-13, Sub-15, Sub-17 e Feminino).

As finais acontecerão na Arena de Pernambuco. Atletas que se destacarem nas categorias Sub-15 e Feminino serão encaminhados para os principais clubes de futebol do Estado. Houve curso de arbitragem, realizado em parceria com a Unidade Virtual de Cursos à Distância da Secretaria de Educação do Recife (Unirem) e com o Sindicato dos Árbitros de Pernambuco, que formou cerca de 100 novos profissionais para atuar no mundo do futebol.