Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Turismo | 24.09.19 - 16h02

Recife tem programação para o Dia Mundial do Turismo

img_alt

Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife oferece passeios e atividades culturais gratuitas até 29 de setembro (Foto: Maurício Ferry/Seturel)

 

Celebrando o Dia Mundial do Turismo, comemorado no dia 27 de setembro, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, organizou uma série de atividades por toda a cidade, entre os dias 25 e 29 de setembro. Passeios turísticos guiados, atividades culturais com muita música e dança e muito mais, de graça, para toda a família.

Passeios gratuitos pela cidade - Abraçando a programação do Olha! Recife, projeto de sensibilização turística que conta com mais de 300 roteiros gratuitos ao longo do ano, serão cinco passeios com temáticas diversas. O primeiro será nesta quarta-feira (25), com uma caminhada pela tradicional Rua Capitão Lima, uma das principais do bairro de Santo Amaro. Os participantes vão conhecer os bares, restaurantes e edificações características do bairro, como a Igreja Nossa Senhora da Piedade. O roteiro contempla ainda uma visita ao Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC). A caminhada começa em frente à TV Jornal, na Rua Capitão Lima, às 14h.

Na quinta-feira (26), a partir das 16h, será oferecido um passeio de barco, com direito a piquenique, em parceria com o projeto Recife Original Style. Navegando pelo Rio Capibaribe, os participantes poderão conhecer o Recife por uma nova perspectiva, contemplando as belezas naturais e arquitetônicas da cidade. No dia seguinte, sexta-feira (27), um tour de bike contará a história do Turismo no Recife. Os participantes deste roteiro devem estar na Praça do Arsenal, às 14h. O roteiro tem como base a pesquisa realizada pelo Laboratório de Estudos Turísticos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Em parceria com a Tembici, serão disponibilizadas 13 bicicletas para os participantes inscritos, mas quem tiver sua magrela também pode se juntar ao grupo.

Caminhar pela cidade e conhecer os atrativos turísticos é também um convite para ótimos registros. Por isso, no sábado (28), o tour Recife Turístico, Cultural e Afetivo será comandado pelo fotógrafo Max Levay, que vai dar dicas de como conquistar belos cliques durante um passeio pelo Centro recifense. Este roteiro sai às 7h, para pegar a melhor iluminação do dia, da Rua da Moeda, no Recife Antigo.

No mesmo dia, às 9h, tem outro roteiro a pé, dessa vez com o tema Caminho das Cores, com saída do Espaço R.U.A., na Avenida Barbosa Lima, no Recife Antigo. Este Olha! Recife passará pelos grafites do Recife, contando suas histórias e importância social e cultural. Cada participante deste roteiro poderá levar uma camiseta que será grafitada durante a atividade. Na tarde do sábado, às 14h, um passeio de ônibus vai ofertar o Circuito Português. O roteiro contempla a singularidade da relação do Recife com Portugal.

Domingo (29), os participantes irão conhecer o roteiro Recife e suas pontes, realizado a pé, pela área central da cidade. O tour vai passar por palácios, igrejas, pontes e manguezais, trazendo a história da cidade. A saída será às 9h, da Praça do Arsenal.

As inscrições já estão abertas e os interessados podem garantir suas vaas acessando o site www.olharecife.com.br.

Eventos culturais e de lazer - Na próxima quinta-feira (26), conhecido por criar espetáculos musicais sensoriais que misturam música eletrônica, canção brasileira, iluminação cênica e tecnologias de interação, o grupo pernambucano Estesia promove o Estesia Convida - projeto que está na terceira edição e envolve apresentações, conversas e celebração. A terceira temporada de encontros acontece no Sinspire, em frente à Praça do Arsenal, a partir das 20h. Além de uma roda de conversa sobre arte e política, vai ter também muita música. Estarão por lá Orun, Draak e o DJ Patrick Tor4.

No sábado e no domingo, às 9h, acontece o Peleja de Ideias, concurso de apresentação de propostas para a cidade. Cada dupla participante terá 20 segundos para apresentar 20 slides. Serão 6 minutos e 40 segundo de apresentação cronometrada.

 

Informações sobre o Peleja de Ideias:

https://docs.google.com/document/d/e/2PACX-1vT4srxyo31_FuHCHs33160TRlHlYAqwhBQ22TNqHbMmx47AuNQ1_YEfOk5nRyyi-qElE5KGxGKoc5cy/pub

 

Inscrições:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdOJQl_oiPr4NAwD0kAWlwEUM6XnyBoD9v8B2QqDP4sIMvlog/viewform

 

E para divulgar as atividades, no dia 27 de setembro, blitze farão intervenções em locais estratégicos da cidade, como o cruzamento da Praça do Derby, na Avenida Agamenon Magalhães; Avenida Boa Viagem, no cruzamento com a Rua Padre Bernardino Pessoa; Avenida Mascarenhas de Moraes, na altura do Aeroporto Internacional do Recife; no Marco Zero; e na Estação Central do Metrô do Recife.

 

SERVIÇO

Olha! Recife a pé (quarta-Feira)

Tema: Rua Capitão Lima e TV Jornal

Dia: 25/09

Hora: 14h

Saída: Rua Capitão Lima, em frente à TV Jornal

 

 

Olha! Recife no Rio (quinta-feira)

Tema: Recife Original Style: Piquenique no Capibaribe

Dia: 26/09/2019

Hora: 16h

Saída: Marco Zero

 

 

Olha! Recife pedalando (sexta-feira)

Tema: História do Turismo no Recife

Dia: 27/09

Hora: 14h

Saída: Praça do Arsenal


Olha! Recife Fotográfico (sábado)

Tema: Recife turístico, cultural e afetivo

Dia: 28/09

Hora: 7h

Saída: Praça do Arsenal

 

Olha! Recife Criativo (sábado)

Tema: Caminho das Cores

Dia: 28/09

Hora: 9h

Saída: Espaço R.U.A., na Avenida Barbosa Lima

 

Olha! Recife de ônibus (sábado)

Tema: Circuito Português

Dia: 28/09

Hora: 14h

Saída: Praça do Arsenal

 

Olha! Recife a pé (domingo)

Tema: Recife e suas pontes

Dia: 28/09

Hora: 9h

Saída: Praça do Arsenal

 

Estesia Convida (quinta-feira)

Data: 26/09

Hora: 20h

Local: Sinspire, no Recife Antigo

 

Peleja de Idéias (sábado e domingo)

Dias: 28 e 29/09/2019

Hora: 9h

Local: Avenida Rio Branco, Bairro do Recife