Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 25.09.19 - 13h51

Programa Chegando Junto apoia população a gerar renda por meio de aplicativos

img_alt

Prefeito Geraldo Julio lançou o Renda por APP, na manhã desta quarta-feira (25), que vai distribuir kits com bicicletas e telefones celulares para gerar renda por meio dos aplicativos de entrega disponíveis no mercado (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)


O sentimento era de ansiedade na turma de jovens reunidos no Compaz Eduardo Campos, no Alto de Santa Terezinha, na manhã desta quarta-feira (25). O motivo, o lançamento do projeto Renda por APP, mais uma ação prevista no Programa Chegando Junto que busca estimular a geração de renda, combate à pobreza e assistência à população mais carente, da Prefeitura do Recife. O prefeito Geraldo Julio apresentou o projeto e destacou o compromisso da gestão em gerar renda para a população. 

“No tempo de desemprego recorde no Brasil, de muita gente desempregada há mais de três anos, a prefeitura quer ajudar a população a ter sua própria renda. Com isso vamos inserir pessoas que não tem nem telefone e dar a eles a possibilidade de trabalhar com aplicativos, com entregas, e fazer renda para sustentar sua família”. O prefeito também destacou outras ações importantes do Chegando Junto. “Este projeto vem reforçar ações como o Pertencer, as Frentes de Trabalho Miguel Arraes, que foi criado para ajudar as pessoas a enfrentar esse momento difícil, garantindo sua renda”, pontuou.

Com a proposta de fomentar a geração de renda para a população desempregada, através de aplicativos, o Renda por APP, vai sortear a cada mês, 100 kits contendo uma bicicleta e um smartphone com pacote de dados, por 12 meses, possibilitando que os beneficiados aumentem sua renda prestando serviços para os diversos aplicativos de entrega a domicílio disponíveis no mercado. Até o final de 2020 serão distribuídos 1300 kits.

Para participar, os candidatos precisarão comprovar residência na capital pernambucana, ter mais de 18 anos e estar inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). As inscrições começam no dia 1º de outubro e serão presenciais, nas agências de emprego situadas no Bairro do Recife, na Avenida Rio Branco e em Casa Amarela, na Avenida Norte, 5600.

Secretário de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo do Recife, Antônio Júnior, explicou como vai funcionar o projeto. “Depois que o candidato completar a inscrição, eles receberão um número que será sorteado pela extração da Loteria Federal. No recebimento dos kits, eles assinarão um termo de compromisso com o regulamento do programa, que inclui a proibição de venda ou repasse dos kits a terceiros. Nós também vamos acompanhar mensalmente os beneficiados, e orientá-los com palestras de empreendedorismo e treinamento de como atender por meio de aplicativos”, afirmou. 

João Henrique, 27 anos, foi um dos jovens que conheceram o projeto. “Estou há três anos desempregado e fiquei surpreso e feliz com a possibilidade de ser um beneficiado. Acho que é uma oportunidade que vai fazer muita gente não cair no caminho errado. Vou me inscrever e estou preparado para o que vier”, pontuou. Outro que se entusiasmou com a oportunidade foi Raimundo dos Santos (27), dois filhos “Esse é um projeto muito bom para gente que não aparece nenhuma oportunidade. Estamos correndo atrás, mas esta difícil. Estou a mais de dois anos sem trabalho”, contou.  

As bicicletas contidas no kit têm aro 26, com 21 marchas, totalmente equipadas com capacete e os demais itens de segurança exigidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Com o smartphone, os sorteados poderão ter mais uma fonte de renda trabalhando para aplicativos de entrega como Rappi, Uber Eats, iFood, entre outros. 

A população pode tirar dúvidas e obter mais informações sobre o projeto Renda por APP por meio dos telefones 3355-2901 e 3355-8053. O projeto será gerenciado pela Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo (STQE).

CHEGANDO JUNTO - O Chegando Junto é o programa municipal de assistência e geração de renda, implantado pelo prefeito Geraldo Julio, com o objetivo de reduzir a pobreza e a desigualdade, que vem crescendo no Brasil. A iniciativa promove diversas ações divididas nas áreas de assistência à população e apoio à geração de renda. 

Já estão em andamento ações como os minicursos profissionalizantes, que já formaram 380 pessoas em diversas comunidades, além de 80 atualmente cursando; os mutirões de saúde; os Espaços de Convivência Pertencer (que proporcionam locais para as mulheres deixarem seus filhos enquanto trabalham); e as Frentes de Trabalho Miguel Arraes, que ofertam postos de trabalho nas escolas e unidades de saúde municipais.

Além disso, o Chegando Junto vai lançar o projeto VEM Meu Emprego; construir também três restaurantes populares e um abrigo noturno; o projeto Gera Cidadania vai oferecer oficinas pedagógicas e artísticas para crianças, adolescentes e jovens no contraturno escolar; e será dado auxílio e assistência técnica aos moradores para reformar e construir suas casas, entre outras iniciativas.