Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Esportes | 26.09.19 - 19h13

Mostra cultural dos Jogos da Pessoa Idosa lota o Teatro Luiz Mendonça

img_alt

Evento teve a participação de 33 grupos de idosos, que subiram ao palco para realizar apresentações de dança, poesia, teatro e jogral. (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

O Teatro Luiz Mendonça, situado no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, ficou lotado, na tarde desta quinta-feira (26), durante a mostra artístico-cultural dos 12º Jogos da Pessoa Idosa. O evento teve a participação de 33 grupos de idosos, que subiram ao palco para realizar apresentações de dança, poesia, teatro e jogral, com temáticas indígena, portuguesa, afrodescendente e espanhola. No próximo domingo (29), será a vez da caminhada, a partir das 8h, com saída no Marco Zero.

O grupo Cabanga foi um dos primeiros a se apresentar. “Viemos de preto, para protestar contra a destruição da Amazônia. Nosso tema foi a dança dos índios pataxós”, explica dona Neide Trindade, uma das 13 integrantes do grupo que participou da mostra. Já o grupo Dom Hélder Câmara, que se reúne no Hospital Oswaldo Cruz, fez uma homenagem às etnias indígenas de Pernambuco. “Foi muito bonito, até chorei de emoção”, afirmou dona Edleuza Cardoso.

Por sua vez, As Poderosas do Geraldão, que fazem hidroginástica no parque aquático do ginásio, homenagearam o cantor português Roberto Leal, que morreu recentemente. “Todas nós gostávamos muito dele. Fizemos nossa apresentação ao som da música ‘Bate o Pé’ ”, afirmou dona Maria do Socorro Ferreira da Silva, logo após descer do palco.

RECORDE - Os 12º. Jogos da Pessoa Idosa bateram recorde de participação este ano, com 1050 inscritos, 10% a mais do que em 2018. O evento é realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer (Seturel), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos. O tema deste ano é “Viver a cultura pernambucana na velhice é o melhor presente da vida”.

A festa de encerramento e premiação dos Jogos está marcada para o dia 8 de outubro, às 14h, no Clube Português. A programação incluiu também oficinas culturais e competições esportivas adaptadas de 13 modalidades: Voleibol, Basquete, Handebol, Futsal, Hóquei, Golfe, Boliche, Dominó, Dama, Estafeta, Arremesso de Pelota, Acerte o Alvo e Arco.