Secretaria de Segurança Cidadã

NOTÍCIAS

Segurança Cidadã | 27.09.19 - 10h01

PCR forma Guardas Municipais para combater racismo e lgbtfobia

Programação inclui palestras e rodas de diálogos voltadas para a formação dos agentes de segurança

Visando combater o racismo, desigualdade de gênero e a lgbtfobia, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Segurança Urbana realiza o Seminário de Lançamento do Grupo de Trabalho de Enfrentamento ao Racismo Institucional e de Gênero e Diversidade da Guarda Civil Municipal do Recife, nesta segunda (30).

O evento, que acontece no Centro Cultural Rossini Alves, no Ministério Público de Pernambuco, irá contar com palestras e rodas de diálogos para os guardas municipais com Cida Pedrosa, secretária da Mulher; Ana Rita Suassuna, secretária de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos; Adalberto Freitas Ferreira, secretário executivo de Segurança Urbana e Operações; Marco Aurélio Faria; representante do Ministério Público de Pernambuco; Gleide Ângelo, representante da Assembleia Legislativa; Rafael Santiago do Nascimento, do Movimento Negro Unificado- MNU, Maria do Céu, do Instituto Boa Vista; Ana Elisa Sobreira, experiência da Polícia Civil de Pernambuco; Maxwell Vignoli, coordenador das ações do Ministério Público em defesa da diversidade sexual; Major Eduardo Scavoni, experiência do Grupo Tático contra o Racismo da Polícia Militar e Ingrid Farias, do Movimento Feminista.

O encontro irá apresentar dois grupos de trabalho, um para o enfrentamento do racismo institucional e outro para a promoção da igualdade de gênero e diversidade da Guarda Civil Municipal do Recife. Os grupos de trabalho visam aprofundar as transformações em curso no âmbito da Guarda Civil Municipal do Recife, a mais antiga do Brasil, e irão reforçar e aprimorar as iniciativas que visam a promoção e defesa dos direitos humanos, a exemplo do processo de formação continuada em temas de cidadania e cultura de paz e as patrulhas, com destaque para a Patrulha Maria da Penha.

 Além do painel com os especialistas, o encontro irá firmar um termo de cooperação com a Secretaria da Mulher e Secretaria de Desenvolvimento Social. O secretário Murilo Cavalcanti assinará também duas portarias: a primeira sobre o reconhecimento e inclusão do uso do nome social de pessoas travestis e transexuais nos registros dos equipamentos vinculados à Secretaria de segurança Urbana, a Rede Municipal de Bibliotecas pela Paz, a Guarda Municipal e os Compaz. Já a segunda, trata sobre a inclusão do quesito raça/cor nos sistemas de informações, fichas de inscrição, atendimentos, cadastros, formulários de matrículas, prontuários e demais registros da Secretaria.

 

SERVIÇO

Seminário de Lançamento do Grupo de Trabalho de Enfrentamento ao Racismo Institucional e de Gênero e Diversidade da Guarda Civil Municipal do Recife

Data: 30 de setembro de 2019

Horário: 08h às 13h

Local: Centro Cultural Rossini Alves do Ministério Público de Pernambuco, Av. Visconde de Suassuna, Nº 99, Boa Vista, Recife/PE.