Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Políticas sobre Drogas | 27.09.19 - 11h30

II Amistoso da Prevenção será realizado neste sábado (28), na Escola Estadual Dom Bosco

img_alt

Partidas de futebol vão reunir dois times femininos e seis masculinos (Foto: Cortesia)

 

Para utilizar o esporte como ferramenta estratégica de prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas, a Secretaria Executiva de Política sobre Drogas do Recife - Sepod apoia a realização, neste sábado (28), a partir da 8h, do II Amistoso da Prevenção – Sub17, promovido pelo Conselho de Moradores de Alto Santa Izabel, com a participação de organizações, associações e projetos sociais. A segunda edição do Amistoso da Prevenção ocorrerá na Região Político Administrativa (RPA-03), na Escola Estadual Dom Bosco (Estrada do Arraial, n° 3208, Tamarineira).

As partidas reunirão dois times femininos e seis masculinos, sendo os femininos para o jogo de abertura e os demais para a disputa do título de campeão e vice. A programação integra o Sistema MAIS Recife de Políticas sobre Drogas, que vem realizando ações de mobilização com foco na prevenção, cuidado e inserção para alcançar especialmente o público potencialmente vulnerável, que são os mais jovens, alvo da preocupação do poder público no que tange a implementação de políticas públicas que buscam preservar essa faixa etária das crianças e jovens.

Pesquisa - De acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (PeNSE) divulgados em 2016 pelo IBGE, cerca de 2,6 milhões de estudantes que cursavam o 9º ano do ensino fundamental em 2015, um total de 55,5% (1,5 milhão) já havia consumido uma dose de bebida alcoólica alguma vez, percentual superior ao observado em 2012 (50,3% ou 1,6 milhão).

O uso mostrou-se mais comum entre os alunos de escolas públicas (56,2%) do que entre os das escolas privadas (51,2%). A proporção dos que já experimentaram drogas ilícitas subiu de 7,3% (230,2 mil) para 9,0% (236,8 mil) no mesmo período. Em relação ao consumo atual de álcool e drogas ilícitas, respectivamente, 23,8% (626,1 mil) e 4,2% (110,5 mil) dos estudantes tinham feito uso dessas substâncias nos últimos 30 dias antes da pesquisa.

Dados da Secretaria de Defesa Social (SDS/PE) de Pernambuco, realizada entre janeiro e dezembro de 2018, apontam que os entorpecentes estão relacionados a 24,4% dos casos de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) no município do Recife. Dentre os bairros que compõem a RPA-03, três deles estão entre os 16 mais violentos do Recife, considerando o histórico de 2015 a 2018. No recorte, os bairros de Nova Descoberta, Dois Unidos e Vasco da Gama, figuram como o 8º., 10º. e 12º, respectivamente. Esses lugares destacam-se como territórios prioritários (monitorados pela Secretaria Estadual de Prevenção à Violência e às Drogas), em razão dos índices de CLVI e Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP), Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), altos índices de vulnerabilidade social e presença de cenas de uso de álcool e outras drogas, tornando esta região foco da atenção e das ações da Sepod, integrando inclusive um dos objetivos estratégicos do Sistema MAIS Recife de Políticas sobre Drogas naquilo que tange aos aspectos de prevenção.