Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 27.09.19 - 18h29

Alunos da rede municipal do Recife participam neste sábado(28) da Olimpíada Brasileira de Matemática

Quase 700 alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental farão as provas em quatro polos localizados nos bairros de Mustardinha, Ilha do Leite, Ipsep e Casa Amarela 

Neste sábado (28), cerca de 700 alunos dos Anos Finais da Rede Municipal de Educação participam da segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP).  No Recife, as provas começam às 14h30 (horário de Brasília) e foram destacados quatro Polos para realização dos exames: Escolas  Municipais Professor Antônio de Brito Alves (Mustardinha) , Reitor João Alfredo  (Ilha do Leite), Luiz Vaz de Camões (Ipsep) e Professor Nilo Pereira (Casa Amarela).

A Secretaria de Educação do Recife providenciou transporte para os estudantes que são oriundos de 36 Escolas de Anos Finais para facilitar o deslocamento até os polos de provas. O público da Olimpíada é composto de alunos do 6º ano até o 9º ano do Ensino Fundamental (na Rede Municipal do Recife) até o último ano do Ensino Médio em outros estabelecimentos públicos estaduais e privados. 

Para o secretário de Educação do Recife, Bernardo D’Almeida, os estudantes que participam da Olimpíada conseguem ter um rendimento superior nas aulas regulares pós competição. “Além disso, eles passam a se interessar em prestar vestibular para as escolas técnicas para construírem uma carreira profissional”, afirmou Bernardo.

Criada em 2005, para estimular e promover o estudo da Matemática e identificar talentos na área, a OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM. A Olimpíada é promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC.

Para a professora de Matemática da Escola Luiz Vaz de Camões, Tatiana Domingo de Oliveira, que acompanha 14 alunos da unidade na preparação para a OBMEP, a Olimpíada mantém um banco de provas de excelente nível e apoia os professores no aprimoramento do aprendizado dos alunos. “Procuro fazer muitas atividades de raciocínio lógico, pois é muito exigido na prova”.

Entre os objetivos da competição estão contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica e possibilitar que um maior número de alunos brasileiros tenha acesso a material didático de qualidade. E também Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas, contribuir com o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, além de promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento. Em 2018, mais de 18 milhões de alunos participaram da olimpíada em todo o Brasil.