Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Juventude | 27.09.19 - 18h33

Jovens e adolescentes de comunidade de Santo Amaro participam de oficina preparatória para o REC'n'Play

img_alt

Eles desenvolveram fases de um Jogo 2D que aborda prevenção às drogas (Foto: Cortesia)

 

Adolescentes e jovens da Comunidade Vila dos Casados, localizada no bairro de Santo Amaro, participaram de uma oficina prepatória para o REC'n’Play, a ser realizado nos dias 02 e 03 de outubro. A oficina começou no dia 23 e foi encerrada nesta sexta-feira, 27, para o desenvolvimento de fases de um Jogo 2D.

A Oficina de Prototipação de Jogo, com a ferramenta Godot, foi realizada no laboratório de computação gráfica da Universidade Católica de Pernambuco - Unicap. Os alunos foram encaminhados pela Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas do Recife – Sepod, da Prefeitura do Recife.  O evento reúne ações de diversas secretarias municipais e é organizado em parceria com o Porto Digital.

A Prefeitura do Recife através do Sistema MAIS Recife de Políticas sobre Drogas, vem realizando ações com foco na Prevenção, Cuidado e Inserção, visando alcançar especialmente o público em condição de vulnerabilidade social, por ser este um ambiente propício ao desenvolvimento da dependência química devido a grande oferta de drogas lícitas e ilícitas. "O foco tem sido especialmente o público mais jovem, que tem sido alvo da preocupação do poder público, no que tange a implementação de políticas públicas que visem preservar do uso de álcool e outras drogas", explica a secretária Executiva da Sepod, Ana Paula Marques.

A secretária avalia que parceria com a Unicap, para a realização da Oficina de Prototipação de Jogo com a ferramenta Godot, também é uma estratégia de prevenção por meio da formação e aprendizado. "Utilizando-se da tecnologia para além do aspecto da inclusão digital, é uma forma de proporcionar ao participante o conhecimento de uma realidade diferente daquela a que estão acostumados, e a perspectiva de que é possível dar saltos maiores, ingressar na universidade e se inserir no mercado", falou Ana Paula Marques.

A oficina é uma estratégia de prevenção não apenas enquanto atividade proposta, como também tem a finalidade de desenvolver a prototipação de um jogo 2D (com mecânica similar ao game pac-man) com a temática de Prevenção às Drogas, onde o personagem principal do jogo tem como meta resgatar os amigos de situações de risco (situação análoga à das drogas). Os participantes fazem parte da Comunidade Vila dos Casados, situado no Bairro de Santo Amaro, território assistido pela Sepod através do Programa Mobiliza Recife.

A apresentação de protótipo do jogo acontecerá no dia 3 de outubro, em forma de vídeo, durante o Festival REC'n'Play, em que participarão estudantes e os profissionais da Universidade. Será concedido um certificado técnico em desenvolvimento de jogos em ‘Godot’ para os mesmos.

Prevenção – A Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas tem trabalhado com os chamados territórios prioritários (monitorados pela Secretaria Estadual de Prevenção à Violência e às Drogas), em razão dos altos índices de CLVI e CVP, baixo IDH, altos índices de vulnerabilidade social e presença de cenas de uso de álcool e outras drogas, tornando essas regiões foco da atenção e das ações da Sepod, integrando inclusive um dos objetivos estratégicos do Sistema MAIS Recife de Políticas sobre Drogas naquilo que tange aos aspectos de prevenção.