Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer

NOTÍCIAS

Esportes | 30.09.19 - 18h43

Recife será a primeira capital do Nordeste incluída no projeto Gol do Brasil

img_alt

Iniciativa usa o futebol como ferramenta de promoção da educação e da cidadania e chegará à cidade em novembro (Foto: Cortesia)


O Recife será a primeira capital do Nordeste a receber o projeto social Gol do Brasil, que usa o futebol como ferramenta de promoção da educação e da cidadania. As atividades do projeto começam em novembro, fruto de parceria entre Prefeitura do Recife, Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e Federação Pernambucana de Futebol (FPF), e atenderão 240 crianças e adolescentes, com idade entre 6 e 17 anos.

Na tarde desta segunda (30), a secretária municipal de Turismo, Esportes e Lazer, Ana Paula Vilaça, o diretor Financeiro da CBF, Gilnei Botrel; o gerente da CBF Social, Diogo Netto; e o diretor técnico da FPF, Murilo Falcão, assinaram o termo de responsabilidades para execução do projeto. A primeira etapa do projeto será a capacitação de 40 profissionais ligados ao futebol, entre os dias 14 e 16 de novembro, com metodologia desenvolvida pela CBF e chancelada pela Fifa.

Em seguida, quatro deles serão selecionados para ministrar as aulas para as 240 crianças e adolescentes atendidos pelo projeto, duas vezes por semana, a partir do dia 25, no campo da União da Macaxeira. O término das atividades está previsto para setembro de 2020. “É obrigatório que tenhamos pelo menos uma turma feminina contemplada. A ideia é usar o futebol como vetor de transformação da vida dos alunos atendidos”, afirma a secretária Ana Paula Vilaça.

Lançado em 2017, o projeto Gol do Brasil tem o objetivo de construir um futuro melhor para as crianças beneficiadas, além de incentivar e democratizar o acesso à formação esportiva no futebol. A metodologia prevê que os profissionais acompanhem o desempenho dos alunos, por meio de plataforma digital, incluindo o monitoramento dos indicadores escolares das crianças, bem como sua rotina na comunidade e em família.