NOTÍCIAS

Assuntos Jurídicos | 01.10.19 - 11h13

Procon Recife participa do Dia D do Combate a Empréstimos Abusivos

A ação comemorativa ao Dia do Idoso vai fiscalizar financeiras que oferecem empréstimos consignados para aposentados

Em 1º de outubro, “Dia do Idoso”, o Procon Recife, em parceria com o Procon PE, realiza fiscalização em instituições financeiras, com o objetivo de combater os empréstimos abusivos aos idosos. Será uma grande ação em Financeiras e Agentes Bancários para combater abusos na oferta de empréstimos consignados e diretos para aposentados. A ação é uma iniciativa da ProconsBrasil.

Durante a ação, será verificado se as empresas têm alvará de funcionamento e toda documentação necessária para a atividade financeira, se tem o Código de Defesa do Consumidor disponível e acessível, se os integrantes da equipe dos correspondentes, que prestam atendimento, possuem exame e certificação condizentes com as atividades exercidas, tendo reconhecida capacidade técnica que aborde, no mínimo, os aspectos técnicos das operações, a regulamentação aplicável e o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

“Também vamos verificar as formas de abordagens, clareza nos contratos a respeito dos juros e taxas cobrados e o valor total a ser pago com o parcelamento.”, explica Ana Paula Jardim, Presidente do Procon Recife.