Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 04.10.19 - 10h35

Prefeitura do Recife participa da 12ª Bienal Internacional do Livro de Pernambuco

O convidado especial será o NAO, robô humanoide de última geração, que estará no estande da Secretaria de Educação, divertindo, interagindo e levando conhecimento para os visitantes

 

O estande da Prefeitura do Recife na 12ª Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, que começa nesta sexta-feira (04), contará com um convidado especial. Os visitantes de todas as idades poderão se divertir, interagir e aprender com as histórias que serão contadas pelo NAO. O robô humanoide de última geração, dotado de inteligência artificial, interage com seres humanos por meio de recursos de áudio, movimentos e identificação de imagens. Será uma oportunidade de conhecer um instrumento pedagógico motivador na sala de aula, que leva conhecimento por meio da tecnologia para os alunos da rede municipal.

O espaço de 70 m² da Secretaria de Educação estará todo adesivado com o trabalho desenvolvido na rede de ensino e contará com um programação completa com palestras, exibição de filmes educativos, oficinas, contação de histórias e lançamentos de livros. A 12ª Bienal Internacional do Livro de Pernambuco vai até o dia 13, funcionando das 10h às 22h.

Ainda haverá um espaço lúdico, com livros, fantoches e um painel para as crianças escreverem, além das dez exposições de trabalhos feitos pelos professores da rede e o lançamentos de cerca de 50 obras literárias. Entre os lançamentos está o livro “O Dia em que a Garça Gracinha veio à nossa Escola”. Ele foi produzido pela turminha de estudantes da Escola Municipal Nossa Senhora da Penha, que estão aprendendo a ler e exercitar a escrita, além de darem asas à imaginação. A turma do 2º B de crianças com idades entre 7 e 8 anos se inspiraram no livro “Garça, Gracinha” para produzir a continuação da obra.

Além de criarem a nova história, com a ajuda da autora do livro "Garça, Gracinha", a professora da rede Mônica Coelho, e da professora Lívia Martins, as crianças confeccionaram as ilustrações com massa de modelar em cada página. Depois, as cenas foram fotografadas para a impressão da obra. "A Bienal é um momento para mostrarmos produções importantes dos alunos e professores da nossa rede, seja no lançamento de livros, realizações de palestras, tecnologia assistiva e oficinas baseadas na cultura maker", declarou Bernardo D´Almeida, secretário de Educação do Recife.

No primeiro dia da Bienal, as atividades no estande estarão focadas na tecnologia assistiva. Estarão expostos os instrumentos pedagógicos utilizados pela rede de ensino municipal para os 4.375 alunos da educação inclusiva. Entre os materiais apresentados estará o tablet com aplicativo Livox, o teclado TiX, o catálogo de aplicativos acessíveis, as letras braille, material de fotografias para cego e o processo de ampliação de livros para baixa visão.