Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 05.10.19 - 15h24

Estande da Seduc encanta crianças e adultos na Bienal Internacional do Livro

img_alt

Materiais pedagógicos de tecnologia e contação de histórias são um convite para a diversão e o conhecimento (Foto: Divulgação)

 

Um verdadeiro parque de aprendizagem e diversão. Esse é o estande da Secretaria de Educação (Seduc) do Recife na 12a Bienal Internacional do Livro de Pernambuco. Logo na entrada do pavilhão do Centro de Convenções, crianças e adultos se encantam com os materiais pedagógicos de tecnologia e as contações de histórias com brinquedos e fantoches.

 

Na manhã deste sábado (05), os pequenos já ouviram e “assistiram” às histórias “Lá vem o homem do saco”, “Os três lobinhos e o porco mau” e “João e Maria”, todas contadas por Eudileusa Mendes, professora da Escola Municipal de Três Carneiros, que estava com um chapéu de bruxa. No começo da tarde, houve a contação de história “Exposição de Brinquedos”, feita pela professora Ana Flávia, da Divisão de Educação Infantil da Seduc.

E, como não poderia deixar de ser, o robô humanoide e anfitrião do estande - o NAO - deu um espetáculo à parte, contando histórias dos livros “Leão Mutante”, “Menina Escorpião” e “Caranguejo super herói e a dengue”, todos escritos por alunos da rede de ensino do Recife. Além de ter apresentado a exposição de animaloides, composta por robôs em formato de animais feitos de lego.

Para o secretário de Educação do Recife, Bernardo D’Almeilda, a participação da Seduc na Bienal é uma forma de incentivar nas crianças, de maneira lúdica, o gosto pela leitura e pelo conhecimento. “É um espaço de encantamento, que usa o poder das histórias e as ferramentas tecnológicas oferecidas na rede municipal para fortalecer o aprendizado, a curiosidade e a criatividade nos nossos jovens. Lições que vão acompanhá-los por toda a vida”, explicou.

O NAO ficará até a noite, encantando o público por meio das histórias, com uma média de duração de 20 minutos cada, e suas performances. Durante a tarde também haverá o lançamento do livro “Aranha Bailarina”. A história será contada por Erika Montenegro, professora da Escola Municipal do Coque.

A 12ª Bienal Internacional do Livro de Pernambuco vai até o dia 13, funcionando das 10h às 22h. O espaço da Secretaria de Educação do Recife tem todo  com o trabalho desenvolvido na rede de ensino. O estande conta com uma programação completa, com palestras, exibição de filme educativos, oficinas, contação de histórias e lançamentos de livros. Também tem um espaço lúdico, com livros, fantoches e um painel para as crianças escreverem, além das dez exposições de trabalhos feitos pelos professores da rede e o lançamentos de cerca de 50 obras literárias.