Secretaria-executiva de Inovação Urbana

NOTÍCIAS

Inovação Urbana | 30.09.19 - 11h31

Inovação Urbana na programação do REC’n’Play

A Secretaria de Inovação Urbana participa da programação com hackathon reciclagem criativa e diversos painéis sobre cidadania, urbanismo e sustentabilidade

 

A terceira edição do REC’n’Play, festival de tecnologias e economia criativa do Porto Digital e da Ampla Comunicação, em parceria com a Prefeitura do Recife e Sebrae acontece a partir desta quarta-feira e segue até o sábado (05).

A Secretaria de Inovação Urbana participou como convidada no ano passado, mas nesta edição uma série de painéis foram elaboramos para os interessados em debater temas ligados ao protagonismo cidadão, o futuro das cidades, inovação urbana, economia circular, urbanismo colaborativo e a importância do brincar na rua para o desenvolvimento das crianças, inclusive as de primeira infância. 

O programa Mais Vida nos Morros junto com a TETO e Lixiki EcoDesign vai promover o Hackathon Reciclagem Criativa que elaborará  artefatos feitos a partir de resíduos plásticos, nos dias 4 e 5. O objetivo de conceber utensílios e mobiliários para as habitações em caráter emergencial desenvolvidas pela TETO. 

A expectativa  é receber 20 mil pessoas durante os quatro dias de evento. Para participar das palestras, cursos, oficinas, rodas de diálogo, dentre outras atividades é necessário realizar a inscrição de forma gratuita, no site: https://www.recnplay.pe/.

Serão 18 espaços fechados como auditórios, do Porto Digital, do CESAR e também o Teatro Apolo e o Cinema do Porto Digital, que será inaugurado durante o REC'n'Play. As atividades da Secretaria Executiva deInovação Urbana serão realizadas na Accenture Innovation Center, no CESAR school, e no L.O.U.C.O, localizados no bairro do Recife.

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA SECRETARIA EXECUTIVA DE INOVAÇÃO URBANA

 

Quarta-feira (02), às 10h15. Local: CESAR- Bom Jesus

Tema: Cases do Colab

Tullio Ponzi (SEIURB), Murilo Cavalcanti (URB), Guila Calheiros (SECTI) e Gustavo Maia (Colab). 

 

Colab e seus cases com: Guila Calheiros (Consulta sobre o bairro do Recife); Tullio Ponzi (Consulta sobre inovação urbana); Murilo Cavalcanti (Avaliação da Rede de Bibliotecas pela Paz e Compaz); Gustavo Maia (Colab como ferramenta de zeladoria participativa e consultas públicas).

Quinta- feira (03), às 17h. Local:  Accenture Innovation Center 

 

Painel: Inovação Urbana, Protagonismo Cidadão e o Futuro das Cidades 

Tullio Ponzi (SEIURB), Francisco Cunha (TGI) e Márcia Lucena Prefeita do Município de Conde/PB.

As cidades só têm a capacidade de oferecer algo para todos, quando algo é criado por todos. Para discutir esse protagonismo do cidadão na construção da cidade o Painel contará com a participação do Secretário de Inovação Urbana da Prefeitura do Recife, Tullio Ponzi; do consultor e sócio da TGI, Francisco Cunha; e Márcia Lucena, Prefeita do Município de Conde (PB).

 

Sexta-feira (04), às 10h. Local: CESAR school - Sala de Aula 02         Painel: As Crianças e a Rua - 95 cm para ocupar os espaços públicos

Rebecca Dantas (SEIURB) – Mediação, Laís Morais (Coletivo Brincar), Eduarda Almeida (Turma na Rua), Gabriela Vasconcellos  (Mais Lindeza) e Allyson Barbosa (Lab.Rua).

O bem-estar infantil depende de um ambiente saudável e a garantia de muitos direitos das crianças está relacionada à adequação dos espaços onde elas vivem e frequentam nos municípios. Portanto, a elaboração de políticas públicas voltadas para este tema é fundamental para viabilizar o acesso das crianças a espaços e serviços de qualidade em suas cidades. A intenção desse painel e discutir políticas e soluções urbanas para os desafios que as cidades enfrentam em relação a esse tema.

 

Sexta-feira (04), às 11h. Local: CESAR school - Sala de Aula 01

Painel: Urbanismo Colaborativo, Técnicas de engajamento e processos participativos

Mediação com Rebecca Dantas (SEIURB), O Sandy Vieira (Coque que queremos), Alysson  Barbosa (Lab.Rua), Arquitetura Faz, Coletivo Massapê, TETO e Oxe, Minha Cidade é Massa.

 

O urbanismo colaborativo abrange um conceito amplo de participação de diferentes personagens da sociedade no planejamento e implementação de ações no espaço urbano. O intuito desse painel é promover um debate sobre ações desse tipo que estão acontecendo no Recife.

Sexta-feira (04), às 14h30. Local: CESAR school - Sala de Aula 02

Painel: O protagonista - Iniciativas que estão dando certo no Recife

Pedro Vizeu (SEIURB), Raynaia Uchôa (Jardim Secreto), Barbara Kreuzig (Jardim Secreto) Augusto Fernandes (Horta Comunitária), José Edson (Ary Petter Cidadania),Hamon Dennovan (Alto Sustentável) e Claudemir (Rioteca).

 

Diversos cidadãos do Recife são verdadeiros placemakers e estão mudando totalmente a realidade de espaços públicos em diversos pontos da cidade. Esse painel tem como objetivo expor esses trabalhos através dos protagonistas que estão no dia a dia realizando essa transformação urbana, os moradores. E ainda propor um debate de como engajar ainda mais outras pessoas para que elas também se tornem protagonistas.

 

Sexta-feira (04), às 17h. Local: CESAR school - Sala de Aula 01 

Inovação Urbana e Economia Circular                                                                                           

Mediação Pedro Vizeu (SEIURB), Caio Scheidegger (Navegue), Barbara Lima (PE SemLixo) e Angélica Nobre (Angu das Artes).

Temos que desmistificar que para resolver problemas urbanos depende-se ou do poder público ou de voluntários que se juntam pela causa. Grande parte desses problemas são oportunidades de negócios e geração de renda tanto em economias locais como na macroeconomia da cidade. Esse painel traz três iniciativas que tem potencial ou já estão transformando desafios urbanos em fonte de renda gerando uma economia circular.

 

Sexta-feira (04), das 16h às 20h. Local: L.O.U.CO

 Hackathon Reciclagem Criativa

Mentores: César Araújo (SEIURB), Rebecca Dantas (SEIURB), Pedro Vizeu (SEIURB), Thiago Scher (TETO), Ana Borba (Lixiki EscoDesign), Maria Conceição (Sebrae/PE) e Leo Lima (L.O.U.C.O)

·         16:00 / 16:30 - Mesa de boas vindas, (Angu das Artes - Alimentos sustentáveis) Recepção dos participantes - Dinâmica de entrosamento;

·         16:30 / 17:00 - Introdução ao contexto do hackathon, Apresentação dos mentores do Mais Vida nos Morros, TETO, Lixiki e o espaço do LouCo. (Aprensentar como cada parte pode contribuir para o desenvolvimento da solução);

·          17:00 / 17:30 - Apresentação do escopo do evento, problemática abordada e premiação.

(Problemática maior a ser solucionada)       

·         17:30 / 18:00 - Dinâmica de formação de times;

·         18:00 / 18:30 - Design Thinking (Introdução a metodologia de apoio para a criação de soluções;

{Engajamento, Desafio, Prototipação, Validação})                                                                  

·         18:30 / 19:30 Definição do Challenge (Pesquisa para definir o recorte a ser atendido);

·         19:30 / 20:00 - Status Report (Aprensentar aos mentores o desafio selecionado e justificativa da escolha);

Sábado (05), das 8h às 20h. Local: L.O.U.C.O 

 Hackathon: Artefatos de Upcyling 

·         08:00 / 08:30 - Mesa de boas-vindas, (Angu das Artes - Alimentos sustentáveis) Recepção dos participantes;

·         08:30 / 09:00 - Dinâmica de aquecimento - Ouvindo o próximo;

·         09:00 / 10:00 - Definição de Solution - (Pesquisa para definir a possível solução para o desafio);

·         10:00 / 10:30 - Status Report (Aprensentar aos mentores o objeto de solução para o desafio escolhido);

·         10:30 / 11:30 - Definição de Protótipo - ( Concepção do protótipo a ser produzidos);

·         11:30 / 12:00 - Status Report (FeedBack dos mentores);

·         12:00 / 13:00 - Almoço (tempo livre);

·         13:00 / 14:00 - Pitch & Story Telling, tecnicas para compartilhar ideias.

·         14:00 / 18:00 - Prototipagem Mão na Massa;

·         18:20 - Finalização das atividades de desenvolvimento e entrega dos PITCHS;

·         18:30 / 19:00 - Jantar e sorteio da ordem dos PITCHs;

19:00 / 19:40 - Apresentações dos PITCHs. 

19:40 / 20:00 - Anúncio dos vencedores e premiação.

Tempo de Deliberação dos Vencedores (1o lugar e menções) [20min + 10min caso empate].