Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Esportes | 10.10.19 - 13h49

Comunidade ganha espaço para participar diretamente da política esportiva no Recife

img_alt

Criado este ano, Conselho Municipal de Esportes se reuniu pela primeira vez na manhã desta quinta (10) (Foto: Irandi Souza/PCR)

 

O Conselho Municipal de Esportes do Recife se reuniu pela primeira vez, na manhã desta quinta-feira (10), proporcionando à comunidade esportiva uma instância colegiada para participar diretamente das decisões sobre as políticas públicas para o esporte na cidade. Criado pela Lei 18.565/2019, elaborada pelo Poder Executivo e sancionada pelo prefeito Geraldo Julio, o Conselho tem 23 integrantes, entre titulares e suplentes, e é presidido pela secretária executiva de Esportes do Recife, Yane Marques.

O encontro aconteceu na sala de reuniões da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, no sétimo andar do prédio da Prefeitura do Recife. “A criação do Conselho foi um pedido da comunidade esportiva ao prefeito Geraldo Julio. Desde que assumimos o cargo, em 2017, pautamos todas nossas decisões em escutas aos interessados. Com o colegiado, poderemos fazer isso de forma muito mais ampla. Queremos ouvir todos os segmentos”, afirma Yane Marques.

Entre as atribuições do órgão estão fornecer subsídios e contribuir para a formulação e implementação da política esportiva; propor ações; debater e se posicionar sobre os planos de desenvolvimento do esporte recifense; além de zelar para que o desenvolvimento das atividades esportivas no Recife privilegie a sustentabilidade ambiental, social, cultural e ético-moral.

O representante do segmento acadêmico, Roberto Gomes, aponta que o Conselho legitima as ações do poder público. “Uma instância colegiada dá o respaldo da comunidade esportiva ao trabalho da Secretaria. Ouvir várias opiniões antes de lançar uma iniciativa permite que as correções necessárias sejam feitas no tempo certo”, ressalta.

COMPOSIÇÃO - Fazem parte do colegiado representantes da Secretaria Executiva de Esportes e das secretarias de Educação; Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos; Governo e Participação Social; e Saúde; o Conselho Regional de Educação Física; as federações desportivas; os atletas e paratletas federados; os clubes sociais e esportivos; e o setor acadêmico. Os representantes dos setores foram definidos pela lei e eleitos por cada segmento em votação direta.