Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Mobilidade | 11.10.19 - 11h06

CTTU monta esquemas de trânsito para este fim de semana

Agentes de trânsito acompanharão as programações durante o fim de semana para garantir a segurança viária dos pedestres e a fluidez do trânsito

 

A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) montou esquemas especiais de trânsito para os eventos que acontecerão nesta sexta (11), sábado (12) e domingo (13). Ao todo, cerca de 40 agentes de trânsito estarão escalados para acompanhar a programação, que envolve partidas de futebol, uma corrida e atividades religiosas. Além disso, a Central de Operações de Trânsito (COT) estará de plantão por 24h monitorando o fluxo de veículos nos principais corredores viários da cidade. Confira:

Nesta sexta-feira (11), acontecerá o jogo entre Sport e São Bento, às 19h, na Ilha do Retiro. A operação terá início às 16h e será montada no entorno do estádio Adelmar da Costa Carvalho com o objetivo de garantir o deslocamento seguro dos pedestres, assim como a fluidez do tráfego. Uma equipe de agentes de trânsito, disposta em pontos fixos ou em motos e viaturas, foi destacada para atuar no local até a dispersão total do público, prevista para acontecer por volta das 22h. Os agentes da Autarquia vão monitorar pontos como a Avenida Engenheiro Abdias de Carvalho, Estrada dos Remédios, Túnel Chico Science e o cruzamento entre Avenida Governador Agamenon Magalhães e a Rua do Paissandu. Inicialmente, apenas a Rua Tabaiares, que dá acesso ao estádio, será bloqueada. No entanto, os bloqueios poderão ser ampliados a depender da necessidade. 

No sábado (12), acontecerá, no Centro do Recife, a 17ª Corrida do Fogo. O esquema de trânsito se iniciará às 6h, com previsão de término para as 12h. O maior percurso sairá do Batalhão do Corpo de Bombeiros, na Avenida João de Barros, e seguirá (pela contramão) até a Rua dos Palmares para acessar a Avenida Mário Melo, por onde seguirão pela Rua da Aurora até a Ponte do Limoeiro, Avenida Cais do Apolo, Cais da Alfândega, Ponte Giratória, Avenida Martins de Barros, Praça da República, Ponte Princesa Isabel, Rua da Aurora até a Ponte do Limoeiro, para fazer o retorno e acessar a Avenida Mário Melo, Rua dos Palmares, Rua Carlos Chagas e Avenida João de Barros. A CTTU dará apoio ao evento destacando agentes de trânsito para auxiliar nos bloqueios, que serão itinerantes, ou seja, feitos e desfeitos de acordo com a passagem do público.

Ainda no sábado (12), a partir das 16h, se iniciará a Procissão de Nossa Senhora Aparecida. Os fiéis sairão da Avenida da Recuperação, no bairro de Dois Irmãos, até a Igreja Católica de Nossa Senhora Aparecida, na Estrada dos Macacos. Os bloqueios serão itinerantes e a previsão é que às 20h sejam totalmente desfeitos.

No domingo (13), a partir das 13h30, acontecerá a 2ª Caminhada de Oxum do Córrego do Jenipapo. O público sairá da Rua Padre Antônio Prado e seguirá pela Rua das Flores, Avenida Norte, Rua Coronel João Batista do Rêgo Barros, onde fará o retorno e voltará pelo mesmo percurso. A previsão de término é às 18h e os bloqueios também serão itinerantes.

ORIENTAÇÕES - A CTTU aconselha o público a chegar cedo aos eventos para evitar retenções e corre-corre. Os condutores também devem estar atentos à sinalização que proíbe estacionamento. A fiscalização será rigorosa e o veículo flagrado sobre calçadas ou em fila dupla corre o risco de ser rebocado. Já o motorista pode receber multas entre leve, média e grave, no valor de R$ 88,38 (três pontos na CNH), R$ 130,16 (quatro pontos na CNH) ou 195,23 (cinco pontos na CNH).