Fundação de Cultura Cidade do Recife

NOTÍCIAS

Cultura | 17.10.19 - 18h32

Museu Murillo La Greca apresenta oficina de análise de imagens

img_alt

Atividade será ministrada por fotógrafos da exposição “Olhares Negrxs Sobre a Jurema Sagrada”, que se encontra em cartaz no La Greca. (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

O Museu Murillo La Greca, gerido pela Prefeitura do Recife, oferece a oficina "Por uma pedagogia do olhar: dissecando as imagens", que ocorre entre os dias 21 e 25 de outubro, no horário das 14h às 17h. A atividade busca analisar discursos visuais historicamente construídos e que ainda estão presentes no imaginário coletivo, sob a forma de estereótipos.

A oficina será conduzida por Karla Fagundes e Kayo Ferreira, fotógrafos da exposição “Olhares Negrxs Sobre a Jurema Sagrada”, que se encontra em cartaz no Murillo La Greca. Serão discutidos os percursos da imagem e os eixos de representação e representatividade, a fim de estimular a ruptura de parâmetros imagéticos euroamericanos, como forma de descolonizar do olhar.

Os interessados em participar da oficina como pagantes devem entrar em contato pelo e-mail: karla.hist@gmail.com. O valor do curso é R$ 60 pelos quatro dias. Certificado ao final do curso.

O curso disponibilizará quatro bolsas com inscrições até o dia 18/10, feitas via formulário, sendo posteriormente liberadas mediante análise do educativo do museu. Link para seleção de bolsistas aqui.

Karla Fagundes - Historiadora, fotógrafa e realizadora audiovisual afroindígena. Seu trabalho fortalece e cria inciativas ligadas ao cinema, cultura negra, ameríndia e periférica. Sua última produção fílmica foi premiada na 7ª edição do Festival Etnográfico do Recife (2016), Prêmio Menção Honrosa 13° Mundo de Mulheres e 11° Fazendo Gênero (Florianópolis, 2017), Exibido no 14º Encontro Feminista Latino-americano e do Caribe (Uruguai, 2017).

Kayo Ferreira - Desde 2014, tem um trabalho fotográfico dentro dos terreiros de Candomblé e Jurema. Foi fotógrafo de três edições da Marcha da Capoeira Zumbi dos Palmares e da Rede de Povos Tradicionais. Em janeiro de 2018, foi convidado pelo Instituto Ecoar para Cidadania, para facilitar uma oficina de fotografia, mais a montagem da exposição fotográfica, através de um fundo da CPRH nas cidades de Paulista e Cabo de Santo Agostinho, pelo projeto Águas, Biodiversidade e Floresta.

 

Serviço

Oficina "Por uma pedagogia do olhar: dissecando as imagens"

Carga horária: 12 horas

Datas e horário: 21 a 25 de outubro, das 14h às 17h